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Governo abusa ou não do PIN?

Para o Executivo de Sócrates, comunicar factos e promessas já não chega: "agigantar" a realidade é a nova estratégia

Publicado em 2008-09-14

Misturar realidade com anseios ou pequenos condimentos de ficção nunca foi exercício que incomodasse o Governo.

José Sócrates já foi visto a usar falsos detonadores de explosivos e a visitar aulas em que os alunos eram figurantes pagos. No campo dos investimentos, os anúncios de novos projetos sucedem-se, mesmo que haja menos captação de capitais estrangeiros e as deslocalizações se intensifiquem. Estará Sócrates a criar um espaço ficcional, perto da publicidade?

Rui Novais, investigador do Centro de Estudos das Tecnologias, Artes e Ciências da Comunicação - Universidade do Porto e do Europe at World Centre University of Liverpool, entende que se tem assistido a uma "alteração substancial no contexto do sistema político", que se caracteriza agora por um estado de "campanha permanente". "Os chefes de Governo assumem que, para governar de forma efetiva, têm de proactivamente controlar a agenda noticiosa, não apenas na véspera de eleições", refere.

Rui Novais nota, no presente Governo, uma "transição de um modelo tradicional, baseado no 'press-release' e nas relações pessoais entre os jornalistas e os assessores de imprensa, para um modelo mais sofisticado de comunicação estratégica e especializada, visando a gestão do fluxo noticioso". No que diz respeito ao caso Skylander/Embraer, entende ter havido uma opção pelo "spin" governativo, que consiste em "enfatizar o que é conveniente e evitar o indesejável". Embora esta estratégia possa ter efeitos colaterais: uma "armadilha de credibilidade", nas palavras do investigador. "Os partidos da Oposição têm vocalizado a sensação, por parte do eleitorado, de que o Governo prometeu algo dissonante com a realidade e, nalguns casos, sem sustentabilidade. Tal facto, aliado a um excesso de autoconfiança ou de sobranceria entendida como um tique de Executivo de maioria, hipoteca a estratégia de comunicação governamental", afirma.

Manuel Meirinho, professor do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, admite que o Governo tem seguido, mais recentemente, uma estratégia "no fio-da-navalha", patente no episódio do computador Magalhães ou na interpretação dos números do insucesso escolar. Trata-se de "agigantar um acontecimento, transformando o irreal em real", e que vai além da simples comunicação factual ou de promessas.

"Esta técnica tem sido muito usada nos últimos tempos porque vão falhando factos de sucesso", sustenta. O docente admite que o Executivo trouxe inovações à comunicação política, nomeadamente o grau de organização com que a faz. Contudo, avisa, quanto mais profissionalizada e oleada está a gestão da comunicação, mais tende a "descambar para exercícios propagandísticos facilmente destetáveis".

 

PS: Hoje, assistimos na Agenda Comunicacional, a um País inteiro a comer uma campanha publicitária diária sobre umas eleições internas do PS, e os graves e grandes problemas que afetam a economia de Portugal não são levados ao povo nem sequer, são minimamente informados. Ao invés, aparecem os enfermeiros a dizer que os hospitais precisam de mais 25 mil profissionais de enfermagem, que estão muito cansados, e na justiça também precisam de mais mil funcionários públicos! Isto quando o país tem de reduzir a sua despesa com um Estado-Gigante, que come tudo aquilo que é produzido pelos privados. Será sabotagem às reformas que temos de fazer?

publicado por luzdequeijas às 18:03
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