Defendida ou criticada, a máquina das primárias nos Estados Unidos está tão oleada que já não precisa de responder às perguntas que tiveram de ser feitas mais recentemente em países europeus como França ou Itália.
Em 2011, o Partido Socialista francês organizou, pela primeira vez, umas primárias abertas para a escolha do seu candidato à Presidência da República. Para além da diferença no tempo de preparação – a proposta foi aprovada em Outubro de 2009 e a escolha foi feita dois anos mais tarde –, as primárias do PS francês tiveram duas voltas e cada eleitor teve de assinar uma declaração em defesa dos valores da “liberdade, igualdade, fraternidade, secularismo, justiça, solidariedade e progresso”, para além de pagar uma contribuição no valor mínimo de um euro.
Em Itália, o Partido Democrático (PD), de centro-esquerda, é um dos mais experientes nas primárias. As últimas realizaram-se a 8 de Dezembro de 2013, contaram com três candidatos e foram dominadas pelo actual primeiro-ministro, Matteo Renzi, que obeteve 67,6% dos votos.
As primárias do PD italiano começaram com uma eleição em que apenas votaram os militantes do partido; depois, os candidatos que receberam mais de 15% dos votos (ou, neste caso, os três mais votados) defrontaram-se em eleições primárias abertas a todos os italianos com mais de 16 anos de idade, mediante o pagamento de dois euros.
A julgar pelo que foi dito até agora, as primárias do PS não serão abertas, isto é, não poderá votar qualquer eleitor português, mas apenas os “militantes” e os “simpatizantes” – as primeiras primárias abertas em Portugal foram organizadas pelo partido Livre, para umas eleições europeias. .
Segundo os estatutos do partido, “é membro do Partido Socialista quem, aceitando a Declaração de Princípios, o Programa, os Estatutos e a disciplina do Partido, se inscreva como militante e seja aceite pelos competentes órgãos”, e é simpatizante “qualquer pessoa que se identifique com o Programa e a Declaração de Princípios do Partido Socialista”, podendo “solicitar o seu registo no ficheiro central de simpatizantes do Partido Socialista, organizado pelo Secretariado Nacional, nos termos definidos no Regulamento de Militância e de Participação.”
. O CONCEITO DE SERVIÇO PÚB...
. ENDIVIDAMENTO PÚBLICO E P...
. A SACRALIDADE DA PESSOA H...
. 200 000
. A VERDADE PODE SER DOLORO...
. IMAGINEM
. PORTUGAL, UM PAÍS DO ABSU...
. CIVILIZAÇÃO Pré-histórica...
. UMA SOCIEDADE SEM "EXTRAV...
. O POVOADO PRÉ-HISTÓRICO D...
. AS INTRIGAS NO BURGO (Vil...
. MANHOSICES COM POLVO, POT...
. NOTA PRÉVIA DE UM LIVRO Q...