O dom de captar a opinião geral da população, parece nada ter a ver com grandes estudos, mais se afirma como algo que nasce com a própria pessoa. É uma forma intuitiva de sentir aquilo que anda no ar. Isto de sentir o que anda no ar, nada tem a ver com a famigerada governação por sondagens. Porque conhecer o sentir que vem da população deve servir principalmente como modelo de aferição face às tomadas de decisão justas e não populares. Este, é um caminho que se faz andando. Mas andando depressa e coim modéstia.
Precisamos de Homens de Estado que saibam olhar para a vasta multidão de portugueses e sem medo lhes afirmar: Se ninguém precisa de ti, eu venho procurar-te. Se não serves para nada, eu não te posso dispensar.
Também é de acreditar que o julgamento popular tem muito que ver com a boa qualidade da informação que lhe for fornecida, de outra forma, para a grande maioria dessa população, que vive quase completamente absorvida pelas preocupações do seu dia-a-dia, esse julgamento pode estar deformado. Assim, sucedem-se injustiças no ato eleitoral. Serão elas fruto de se manter a atenção da população distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais e cativada por temas sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar; de volta à granja como os outros animais.
São estes milhões de portugueses que detêm a opinião geral do País! São eles, que parecem estar sozinhos, mas são de longe a maioria. São estes milhões de cidadãos anónimos que pagam as portagens daqueles que não as querem pagar! São estes milhões de portugueses que pagam as propinas universitárias daqueles que também não as querem pagar. Mesmo sem terem filhos, ou tendo-os, cedo começaram a trabalhar! São estes milhões de gentes boas, que não têm a defesa das corporações, das organizações secretas, das teias, dos lóbis, dos partidos e dos seus aparelhos, mas que são o Portugal autêntico. Um dia se verá. Eles, são Portugal.
. O CONCEITO DE SERVIÇO PÚB...
. ENDIVIDAMENTO PÚBLICO E P...
. A SACRALIDADE DA PESSOA H...
. 200 000
. A VERDADE PODE SER DOLORO...
. IMAGINEM
. PORTUGAL, UM PAÍS DO ABSU...
. CIVILIZAÇÃO Pré-histórica...
. UMA SOCIEDADE SEM "EXTRAV...
. O POVOADO PRÉ-HISTÓRICO D...
. AS INTRIGAS NO BURGO (Vil...
. MANHOSICES COM POLVO, POT...
. NOTA PRÉVIA DE UM LIVRO Q...