São Convocadas as Cortes Constituintes (1836), e começa a primeira Reforma Geral do Ensino. São criados liceus onde os alunos aprendem a teoria e a prática que os levará às universidades ou ao mercado de trabalho. Foi este um marco importante na proteção das classes dominantes. Os liceus ficariam nas capitais de distrito. Os filhos dos pobres, espalhados pelo país interior, ficavam arredados da formação liceal ou, outra gratuita!
Para muitos milhares deles e suas famílias, começava a fuga da pátria que os viu nascer e para eles que;“Entre a criança e a flor, Havia a porta fechada...” Viriam a ser uma "geração de ouro" muito mal-amada! Com as poupanças suadas e sofridas, mandavam remessas para a pátria. Sem esquecerem os pais velhinhos, despidos de meios para morrer”! De calças remendadas e botas rotas, são a eterna vítima dos partidos, apesar de irem dando a vitória ora a um, ora a outro. Para esta gente mal-amada, com emigração ou sem ela, houve muito sofrimento com guerras no ultramar e uma constante adaptação às evoluídas técnicas de milhares de novos conceitos e aparelhagens, surgidos em catadupa. Adaptação custosa mas conseguida, para quem não teve entrado nos liceus. Muitos foram saneados, mais tarde, pelos dignos representantes do mundo soviético, para darem lugar aos novos protegidos, a classe política de esquerda. Sim, àqueles que não deixaram que a "Grândola Vila Morena" tivesse sabor a democracia. Dos desprotegidos,mais tarde, muitos foram pré-reformados compulsivamente!
Os saneadores, foram os mesmos que lhes roubaram as cotizações de muitos anos, pagas para a obtenção da sua reforma, para darem reformas a gente que nunca pagou tais cotizações! Os seus patrões também não pagaram!
Quando PORTUGAL cai de novo na bancarrota, destruída que foi a pesada herança, dita fascista, voltam agora a ser os mesmos que, das suas magras reformas, salvam o país apertando a sua barriga e a dos seus. Pergunta-se então? Não seria muito digno que os responsáveis deste país fizessem publicar uma lista com os seus nomes e respetivas entregas para salvar este país. Dando-lhes um documento para que eles fossem reembolsados quando o país o pudesse fazer? Tais entregas, quanto dinheiro pouparam a este país malgovernado, só em juros “agiotas”?
Então meus senhores, em PORTUGAL só se homenageiam jogadores de futebol? Portugal precisa urgentemente de impor a toda a população uma cultura de valor, anunciando quem a merece e, também, que sejam denunciados os incompetentes que destruíram o esforço de muitos anos, de todos os portugueses.
Impõe-se urgentemente uma moralização! Como processá-la é difícil antecipar. Portugal e os portugueses só se podem impor à consideração e respeito mundiais, pela via de uma sociedade transparente. Com ela virá a nossa verdadeira identidade e o bem-estar para todos, sem distinção. A democracia é isto, e não aquilo que nos estão a dar. O segredo pode ir amortecendo a queda deste medonho edifício, mas se nada for alterado, não vai consegui-lo manter de pé durante muito mais tempo. As torres do World Trade Center eram de facto imponentes e, em minutos, caíram de forma inesperada e brutal. Entretanto, para evitar a bancarrota cá está de novo a "geração de ouro", agora reformada, a pagar a incompetência de uma classe sempre protegida (a que teve liceu gratuito) e, só aparentemente sem culpas no brutal empobrecimento destre país! Quantos milhões de euros suportaram estes estes pobres heróis reformados e mal pagos? Por uma vez, façasse-lhes uma verdadeira hogomenagem pública e visível ( com documento passado). Tal como li algures: "se lhes pagarem com amendoins terão, certamente, um Portugal de macacos! é que eles, já não ameaçam ninguém, não paralisam o trabalho e já não cumprem os padrões de produtividade exigidos. Adoecem mais do que os outros, e são considerados um fardo para a sociedade pelo que custam em tratamentos.
Depois de isto dito, mandem calar os visionários, daquilo que é "Constitucional ou Inconstitucional" e não deixem que os funcinários públicos se "colem" aos reformados. "Quem não come por ter comido, não tem grande perigo".
E NÃO PODEMOS ESPERAR QUE DEUS LHES PAGUE !!!!! Enquanto os grandes responsáveis se escondem !
. O CONCEITO DE SERVIÇO PÚB...
. ENDIVIDAMENTO PÚBLICO E P...
. A SACRALIDADE DA PESSOA H...
. 200 000
. A VERDADE PODE SER DOLORO...
. IMAGINEM
. PORTUGAL, UM PAÍS DO ABSU...
. CIVILIZAÇÃO Pré-histórica...
. UMA SOCIEDADE SEM "EXTRAV...
. O POVOADO PRÉ-HISTÓRICO D...
. AS INTRIGAS NO BURGO (Vil...
. MANHOSICES COM POLVO, POT...
. NOTA PRÉVIA DE UM LIVRO Q...