Há cerca de 5 000 anos, a Península Ibérica era habitada, em parte por povos oriundos da zona do Mediterrâneo, que nas suas viagens se foram fixando, devido ao clima ameno e à abundância de recursos naturais.
A fertilidade de terras permitiu a partir de certa altura a aplicação de diversas técnicas agrícolas, utilizando já utensílios como o arado, recorrendo à ração animal.
Os povos que se fixaram perto do mar ou dos rios, viviam também da pesca.
O POVOADO PRÉ-HISTÓRICO DE LECEIA
Das comunidades espalhadas pelo vasto território peninsular, a de Leceia era uma das mais evoluídas e organizadas, estando situada num lugar privilegiado. O povoado rochoso onde edificaram o povoado, oferecia defesas naturais e permitia ver o que se passava numa grande extensão do vale.
Qualquer ataque pelo vale, seria rapidamente detetado e repelido. As terras circundantes do povoado eram muito férteis.
Nas florestas havia muita caça, e a ribeira dos Ossos (Barcarena) dava acesso ao Tejo o que fazia da pesca e colheita de moluscos uma importante atividade.
Festejavas se a chegada da Primavera, evocava-se a Deus da Fertilidade, estes e outros festejos , eram uma pausa na rotina do povoado, muita importantes, por marcarem o início de mais um ano, em que as colheitas agrícolas determinavam a sua sobrevivência.
Estas Festas destinavam-se a pedir a intervenção Divina, para que mandassem bom tempo e uma produção abundante.
. O CONCEITO DE SERVIÇO PÚB...
. ENDIVIDAMENTO PÚBLICO E P...
. A SACRALIDADE DA PESSOA H...
. 200 000
. A VERDADE PODE SER DOLORO...
. IMAGINEM
. PORTUGAL, UM PAÍS DO ABSU...
. CIVILIZAÇÃO Pré-histórica...
. UMA SOCIEDADE SEM "EXTRAV...
. O POVOADO PRÉ-HISTÓRICO D...
. AS INTRIGAS NO BURGO (Vil...
. MANHOSICES COM POLVO, POT...
. NOTA PRÉVIA DE UM LIVRO Q...