Um dos mestres mais reputados da pintura chinesa, do início do séc. XVII escreveu, no livro das lições de pintura “Jardim de semente de mostarda”.
“Na pintura, é muito importante seguir o método. E, depois, tentar que cada aplicação deste método tenha profundo sentido. Quem domina a técnica pode não ver o sentido. Assim, é indiferente ter método, técnica, ou não ter. Para recusar uma escola, é necessário, primeiro, dominá-la. Se se procura um caminho fácil, é imperioso que, primeiro, se ultrapassem as dificuldades. Se se procura a pincelada firme e simples, tem que se trabalhar, primeiro, com um número considerável de pinceladas”.
E só depois de acumular experiência e tradições de escola, é que o artista começa a procurar o seu caminho próprio e original de autorrealização.
“O desejo de ser parecido com certo mestre é como alimentar-se com os restos de sopa dele. Ora, para mim, isso é pouco de mais”,- disse uma artista chinesa do séc. XVII Shi Tão.
Por mais habilidade e poder de imitação que demonstrem, os imitadores de grandes obras nunca alcançarão as alturas, os níveis conquistados pelos seus antecessores.
Com efeito, o processo de compreensão dos mistérios da arte não é apenas um estudo das práticas profissionais. É perfeição interior e constante.
Há onze anos, no r/C de um prédio, em Linda-a-Velha, foi inaugurada a escola de arte DinRic – St. Petersburg.
Artista e psicóloga russa, comecei a dar aulas de pintura com todo o apoio do meu marido, Ricardo Pereira. Esta a origem do nome da escola “DinRic”.
Pintar a Música – Dançar a Cor
. O CONCEITO DE SERVIÇO PÚB...
. ENDIVIDAMENTO PÚBLICO E P...
. A SACRALIDADE DA PESSOA H...
. 200 000
. A VERDADE PODE SER DOLORO...
. IMAGINEM
. PORTUGAL, UM PAÍS DO ABSU...
. CIVILIZAÇÃO Pré-histórica...
. UMA SOCIEDADE SEM "EXTRAV...
. O POVOADO PRÉ-HISTÓRICO D...
. AS INTRIGAS NO BURGO (Vil...
. MANHOSICES COM POLVO, POT...
. NOTA PRÉVIA DE UM LIVRO Q...