Trata-se de pessoas que vagueiam e se enraízam, sistematicamente, em meros procedimentos burocráticos, perdendo o sentido da realidade. Sendo a burocracia um excesso de procedimentos que uma pessoa, empresa ou organismos públicos tomam em mãos para obter algo, é geralmente o resultado de uma falta enorme de eficiência por parte dos órgãos governamentais ou somente empresariais.
A burocracia dificulta a criação de uma visão prática das coisas, tornando o produto nacional mais caro e menos competitivo à escala mundial. Costuma-se chamar, também, a uma visão do mundo, como a qual um indivíduo, uma comunidade ou uma sociedade enxergam o mundo e os seus problemas, num dado momento da história. A principal tensão do mundo contemporâneo não advém do conflito distributivo entre capital e trabalho. O conflito existe latente entre empreendedores e burocratas, seja na forma da grossa camada de gestores cujo intuito é a sua auto preservação e o seu sentido corporativo, ou nas inúmeras esferas estatais que esclerosam o dinamismo económico.
Para a maioria dos países, o grande desafio é encontrar o seu próprio modelo de capitalismo competitivo que lhes permita pagar o preço da civilização e do bem-estar dos cidadãos. E, se ocorre falar de capitalismo, é porque outros modelos ditos amigos dos trabalhadores, nada provaram até hoje, acontecendo até não existirem no mundo modelos socialistas ou comunistas que possam servir de aferição. “Os ricos têm mercados, os pobres têm burocratas”. Para onde caminhamos? Desenvolvimento ou retrocesso?
O fotógrafo holandês Jan Banning retratou o ambiente em que trabalham funcionários públicos
de oito países.
. O CONCEITO DE SERVIÇO PÚB...
. ENDIVIDAMENTO PÚBLICO E P...
. A SACRALIDADE DA PESSOA H...
. 200 000
. A VERDADE PODE SER DOLORO...
. IMAGINEM
. PORTUGAL, UM PAÍS DO ABSU...
. CIVILIZAÇÃO Pré-histórica...
. UMA SOCIEDADE SEM "EXTRAV...
. O POVOADO PRÉ-HISTÓRICO D...
. AS INTRIGAS NO BURGO (Vil...
. MANHOSICES COM POLVO, POT...
. NOTA PRÉVIA DE UM LIVRO Q...