As alternativas, realisticamente, mais acessíveis no curto - médio prazo poderão passar pelos próprios combustíveis fósseis. O retorno ao carvão, mesmo aumentando as emissões de CO2, complementado por tecnologias de fixação do mesmo CO2, ainda por demonstrar. O incremento de ciclos mistos em centrais termoeléctricas e de cogeração na produção de energia mecânica e/ou térmica de pequena e média dimensão. A produção de combustíveis líquidos mediante processos de liquefacção de carvão, tecnologias estas já definidas e que poderiam ser implementadas num futuro próximo. Se entretanto nada se fizer e ficarmos agarrados ao consumo do petróleo, a sua escassez, irá provocar aumento incontrolado do seu preço. Os países mais ricos, especialmente os Estados Unidos, poderão pagá-lo. Para os países mais pobres o seu preço irá tornar-se incomportável, e a sua escassez tornar-se-á uma tragédia. Os países mais ricos, exportarão tal escassez através do preço dos produtos transformados; o impacto da crise espalhar-se-á por todo o mundo. Os sectores mais atingidos serão certamente os transportes e a agricultura. Por estarem, directamente dependentes do consumo de combustíveis líquidos. Da conjugação destes dois factores fácil é concluir que o preço e a disponibilidade física de produtos alimentares serão particularmente vulneráveis nesta crise. Nesta perspectiva será impossível evitar um cenário de evidente desestabilização social e de conflitualidade internacional, de consequências imprevisíveis! Temos que trabalhar muito para evitar este cenário catastrófico. A população mundial, entretanto chegará aos 8/9.000.000.000 de pessoas!
. O CONCEITO DE SERVIÇO PÚB...
. ENDIVIDAMENTO PÚBLICO E P...
. A SACRALIDADE DA PESSOA H...
. 200 000
. A VERDADE PODE SER DOLORO...
. IMAGINEM
. PORTUGAL, UM PAÍS DO ABSU...
. CIVILIZAÇÃO Pré-histórica...
. UMA SOCIEDADE SEM "EXTRAV...
. O POVOADO PRÉ-HISTÓRICO D...
. AS INTRIGAS NO BURGO (Vil...
. MANHOSICES COM POLVO, POT...
. NOTA PRÉVIA DE UM LIVRO Q...