O Second Life é um ambiente virtual de aprendizagem?
Para muitos autores, o Second Life não deve ser considerado um
ambiente de aprendizado. Assim como blogs, wikis, mashups e outras
ferramentas da Web 2.0, e a maioria dos games, ele não foi desenvolvido com
objetivos educacionais em mente. Por isso, ele não possui ferramentas de
avaliação ou outras ferramentas tradicionais que encontramos nos ambientes
virtuais de aprendizagem tradicionais.
Mas o que significa um “ambiente”?
Num sentido literal, aquilo que nos envolve em um meio físico. Em um
sentido mais amplo, inclui os aspectos sociais e culturais do meio que nos
envolve. Esta é a forma como Hiemstra (1991) define ambientes de
aprendizagem, enfocando o aluno adulto: um ambiente de aprendizagem é tudo do meio físico,
condições mentais ou emocionais, e influências culturais e sociais que afetem o crescimento e desenvolvimento de um adulto envolvido em um propósito educacional.
Ou seja, um ambiente inclui, lato sensu, elementos físicos, mentais,
emocionais, sociais e culturais.
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