O primeiro-ministro, ao assumir a paternidade da baixa do Euribor revela o seu grau de perturbação ! afirmou Marcelo Rebelo de Sousa ao Expresso, acrescentando; “ só há uma explicação : “ Sócrates sabe o que aí vem e não quer assumir. “ O primeiro-ministro esquece-se de que a baixa de juros vai aumentar o número de consumidores, mas, também vai desmotivar aqueles que se esforçam por poupar. Estes, já sabem em quem não devem votar. A Divida Pública sentirá o efeito ! O Certificados de Aforro também ! Mais e mais .... cada vez mais. Está aí o pântano !
A preocupação revelada pelo primeiro-ministro nas sucessivas medidas que diariamente apresenta, nos média, aos portugueses, estão deixar toda a gente de pé atrás e confusa . Fala-se de mitas medidas e avultadas verbas, anunciadas várias vezes. Não se explica de onde vêm tantos milhões ! Se de Bruxelas ou do OE, ou para pagar pelos nossos netos ! Quais as medidas que são da lavra deste Governo e quais emanam da UE, numa operação conjunta .
Ninguém percebe porque se apoia, com tanto empenho, o sector automóvel até em casos de marcas que esperam ordens da sua sede para saberem o que devem fazer. Os milhões são anunciados em catadupa, enquanto os portugueses se interrogam porque andaram a pagar impostos tão altos durante quatro anos ? Só para Sócrates dizer que pôs as contas públicas em ordem ? Quando eles pegam no jornal e tomam conhecimento de que as contas do Estado ( défice ) de 2007, parece estar errado ! No final do ano havia dívidas por pagar no montante de 2006,4 milhões de euros, não considerados !
Atarefado com tanta propaganda, esquece-se de abater na sua lista de promessas incumpridas, uma, que com milhões a perder de vista seria fácil de cumprir . Foi feita em Abril de 2005, quando havia nas cadeias 1878 celas sem baldes higiénicos, pelo ministro da Justiça : “ Para atenuar o desconforto dos presos, assegura que foram criadas a condições para que em cada cela onde existe um balde higiénico, só haja um preso. “ No final de 2008 ainda existem 914 reclusos submetidos a esta falta de higiene ! O recipiente está longe de erradicado!
Razão tem mais uma vez Manuela Ferreira Leite quando diz : “ Sócrates pode abrir as linhas de crédito que quiser, porque simplesmente, não há crédito. “ Em que ficamos ? Há milhões ou propaganda ? Mesmo com as pessoas apavoradas com a crise ?
António Reis Luz