Quem o afirmou foi Manuel Pinho, Ministro da Economia ! Está sentenciado . Só uma pergunta : como pode este ministro pensar o país a médio /longo prazo ? Ou mesmo a curto prazo?
Manuel Pinho – Ministro da Economia
- 13 de Outubro de 2006
"Eu acho que a crise acabou totalmente"
- 29 de Setembro de 2008
"Durante 10 a 15 anos vivemos num mundo de prosperidade assente em quatro motores: num sistema de financiamento eficiente; na inovação; na expansão do comércio, o que trouxe para a nossa área de influência países como a China, Índia ou Rússia; e na energia barata para todos. Pois bem, esse mundo acabou".
DECLARAÇÕES PÚBLICAS NÃO PODEM SER CONTRADITÒRIAS
- Publicação: 14-11-2008 13:15 | Última actualização: 14-11-2008 19:05 Manuel Pinho reage a dados do INE
Portugal está a resistir à crise
O ministro da Economia e da Inovação disse hoje à Lusa que os dados hoje divulgados pelo INE, que indicam que Portugal escapou à recessão em 2008, demonstram que o país está a resistir à crise.Lusa
ENTUSIASMADO COM ESTA CONCLUSÃO, MANUEL PINHO DECIDIU COMEÇAR A COMPRAR SAPATOS PORTUGUESES !
( clique acima para ver e ouvir )
O PENSAMENTO POLìTICO DE MP DIVAGA
A economia portuguesa estagnou no terceiro trimestre deste ano, face aos três meses anteriores, escapando à recessão este ano, de acordo com a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE) hoje divulgada.
"Portugal está a resistir ao mesmo tempo que muitos países estão em recessão. A situação da Europa é muito negativa", afirmou Manuel Pinho.
"Os números das exportações e do turismo são encorajadores e a solução consiste em manter um forte apoio às empresas para as ajudar no financiamento, nas exportações e na criação de emprego", salientou o ministro.
O Produto Interno Bruto (PIB) português registou um crescimento nulo no terceiro trimestre, enquanto em termos homólogos (face ao mesmo período de 2007) cresceu 0,7%.
Em termos trimestrais, a economia tinha crescido também 0,3 por cento no segundo trimestre, e, em termos homólogos, a variação do PIB também tinha sido de 0,7%.
A Zona Euro (15 países entre os quais Portugal) entrou oficialmente em recessão depois de ter registado uma diminuição do nível de actividade económica de 0,2% no segundo trimestre e uma redução idêntica no terceiro trimestre, de acordo com os dados do Eurostat hoje divulgados.
Os dados do INE estão acima das previsões de Outono da Comissão Europeia, que apontavam para uma queda de 0,3% do PIB no terceiro trimestre e uma nova quebra nos últimos três meses do ano, entrando assim em recessão técnica.