MUITO MAIS QUE O MAGALHÃES E AS SOMAS BRUTAIS DO SEU CUSTO, temos a seguir o Verdadeiro ensino:
CRIANÇAS APRENDEM NA NATUREZA
NA CASA Verdes Anos, na serra de Monsanto, em Lisboa, os dias começam com tricô. «Às vezes, gosto de tricotar livremente», conta Rosa, de oito anos. Das matérias da escola, a menina prefere o estudo do corpo humano.
Parece uma casa de sonho. Os materiais de construção não contêm quaisquer elementos químicos e foram privilegiados pela sua componente pedagógica. Nos diferentes espaços, que acolhem 62 crianças dos dois aos nove anos, sapatos não entram e vozes altas também não.
Aberta há cinco anos por um grupo de oito pais que procuravam o ensino ideal para os seus filhos, a Casa foi buscar inspiração à pedagogia Waldorf, que parte da capacidade de sentir das crianças através da experimentação.
Mas criaram o seu próprio projecto. No fundo, acreditam que a criança deve ser educada em equilíbrio com a Natureza, e aprender a tornar-se autónoma e segura de si mesma. Neste conceito, a localização da Casa não é aleatória. À volta das duas salas do primeiro ciclo, há árvores enormes e cheiro a terra. No pátio, há plantas, carrinhos de brincar, uma hortinha biológica e até uma casa da árvore.
Maria, de nove anos, orgulha-se de ter ajudado a construir a cabana e o baloiço.
Não há sinais da cidade. «Privilegiamos especialmente este contacto com a Natureza», explica Elsa Childs, do grupo de pais fundadores.
«Tentamos dar-lhes as ferramentas essenciais para serem seres autónomos: aqui, as crianças aprendem a trabalhar, além das matérias do 1.º ciclo, carpintaria, tecelagem, e agrícultura...», conta Sofia Leite, também fundadora. «Até as agulhas de tricô foram feitas pelas crianças com madeiras naturais».
A celebração dos ciclos da Natureza, ano após ano, é um dos pontos MAIS IMPORTANTES DO PROJECTO. «ISSO CRIA NELES UMA SENSAÇÃO DE PREVISIBILIDADE, DE SEGURANÇA EM RELAÇÃO AO QUE LHES VAI ACONTECER», ASSEGURA Sofia Leite.
SOL 18-12-2009
. O CONCEITO DE SERVIÇO PÚB...
. ENDIVIDAMENTO PÚBLICO E P...
. A SACRALIDADE DA PESSOA H...
. 200 000
. A VERDADE PODE SER DOLORO...
. IMAGINEM
. PORTUGAL, UM PAÍS DO ABSU...
. CIVILIZAÇÃO Pré-histórica...
. UMA SOCIEDADE SEM "EXTRAV...
. O POVOADO PRÉ-HISTÓRICO D...
. AS INTRIGAS NO BURGO (Vil...
. MANHOSICES COM POLVO, POT...
. NOTA PRÉVIA DE UM LIVRO Q...