Segunda-feira, 14 de Dezembro de 2009
Na passagem do 8.º aniversário da campanha do MCI - muito relembrada na Freguesia de Queijas - deixamos o seu último contacto com a população, em comunicado feito aos eleitores:
Cara(o) Concidadã(o)
Fizemos da lisura e elevação o essencial na estratégia da nossa campanha eleitoral.
A dois dias apenas das eleições, temos cumprido.
Não podemos contudo deixar de lamentar, ler-mos e ouvirmos outras candidaturas, prometerem aos eleitores aquilo que, em processos penosos, já garantimos para a Freguesia.
No decorrer do mandato concretizámos ou assegurámos, entre outros, os seguintes anseios da população:
Atendimento – Personalizado e permanente;
ALAMEDA DE QUEIJAS – Estudo prévio aprovado;
Arborização – Plantação de muitas dezenas de árvores;
CENTRO DE SAÚDE – Protocolo assinado entre a C.M.O. e o Ministério da Saúde para construção em 2003;
Cultura – Criação da Associação Cultural de Queijas;
Equipamentos – Jardins Infantis;
Espaços Verdes – Aumento substancial;
Honrarias – Elevação de Queijas a Vila;
Iluminação – Quase totalmente renovada;
Mercado – Moderno e funcional;
Património – Estátuas (São Miguel e Madre Maria Clara);
PAVILHÃO COBERTO – Em fase de adjudicação;
Posto da G.N.R. – Modelar;
Rede Viária – Aumento considerável;
Recuperações – Ruas Gil Vicente, Afonso Lopes Vieira, António Feliciano Castilho, Soares de Passos;
Realojamento – de centenas de famílias;
Urbanizações – Bairro da Calçada dos Moinhos e Encosta de Linda-a-Pastora.
MOVIMENTO DE CIDADÃOS INDEPENDENTES -
O Candidato - António Reis Luz
Já divulgámos o nosso programa de acção , quanto a PROMESSAS só de muito trabalho, carinho e respeito por todos os habitantes da nossa Freguesia.
Boas Festas - Dezembro de 2001
BOAS FESTASTAMBÉM EM 2009
E VAMOS ESQUECER QUE FORAM 3 OU 4 CANDIDATOS A TRAIREM ESTE SONHO. O SONHO DE MAIS DE 30 E DA MAIORIA DA POPULAÇÃO
Foi pena porque seria INÉDITO EM PORTUGAL . E, talvez, A SOLUÇÃO PARA O NOSSO PAÍS ! se os interesses mesquinhos , asssim, o permitissem.
De ninita a 31 de Dezembro de 2009 às 00:00
Realmente o sonho não se cumpriu na totalidade. Mas quem eram os 3 ou 4 candidatos? Traidores? Apenas um traiu as sua intenções, mas nem esse creio que por intenção mas por inacção . Um individuo completamente inerte não consegue fazer honrar os sonhos de outrem.
O MCI está bloqueado para a maioria dos fregueses. Ninguém já sabe do que se trata. Para toda a gente MCI de Queijas é apenas Reis Luz, sem ele não há MCI.
Com boa vontade e com a ajuda moral, mais do que desmoralizar, também os outros PJ conseguem levar a cabo a concretização desses sonhos. Mas, a grande diferença está em que dia a dia surgem mais desafios que o PJ tem de enfrentar, para além dos que ficaram por realizar. Talvez aqui o MCI possa impor a sua estatura e dialogar para que alguns dos sonhos que se tornaram pesadelos possam ter vida.
É muito importante que se unam esforços e, que aqueles que têm mérito, vontade e firmeza lutem lado a lado com o actual PJ para que a nossa terra elevada a vila tão orgulhosamente, seja capaz de sair da sombra e crescer, viva. ao sol.
Estruturem-se, ajudem-se, peçam cooperação dos
elementos válidos, inteligentes e lutadores, unam-se,
acabem com o diz que disse, o fez-se não fez e FAÇAM, todos juntos. Comecem por aquilo que foi feito, mal feito ou destruído. Reponham, plantem, façam parques para as crianças, onde não entrem cães nem drogados, arranjem a alameda que só serve para alguns passearem os animais. Limpem os lagos, Dêem vida ao mercado que morreu há muito. Criem uma ACQ de verdade, com várias actividades, sem o isolamento de ser apenas para alguns privilegiados , mas aberta a todos os fregueses que queiram filiar-se. Faça-se uma escolinha de dança, para que as crianças possam ter onde desenvolver a sua postura física , e saber se são dotados para a dança. Porque não criar escolas como a do Monsanto, onde as crianças não percam o contacto com a natureza e possam também não perder o contacto com outras actividades interessantes do tempo dos avozinhos deles.
Queijas podia ser um modelo de Vila. Tem espaço, tem população interessada, só não tem força de vontade para meter mãos á obra, porque isso dá muito trabalho e não se consegue em 4 anos.
Reclamamos o quê? Já temos mais do que muitas outras Vilas e aqui bem perto. Mas podemos ser melhores. Até sem despender muito dinheiro. Basta para muitas coisas educar o cidadão, observar o espaço e aproveitá-lo, e sobretudo, unir esforços.
Sugeria que entrassem em 2010 com o espírito mais leve, com maior compreensão e mais afinco no elaborar de projectos, com cabeça tronco e membros. Mas por mais que o deseje, o PJ sozinho , não consegue avançar. Vamos ajudá-lo? Não eu, claro, mas quem tem valor para isso, o Senhor, talvez?
Somos tão poucos, conhecemo-nos o suficiente para saber que as criticas não constroem , se apenas visam destruir a esperança. Se, ao criticar, dissermos: isto, está mal, mas fazendo assim, fica óptimo. Estamos a ajudar, e se arregaçarmos as mangas e metermos mãos á obra, são os nossos filhos e netos os beneficiados.
Por exemplo, se não há dinheiro para fazer determinado melhoramento, convoque-se a população, partam-se unhas, criem-se calos, gaste-te o dia de folga, jante-se uma buchinha, mas faça-se, gastando só o dinheiro do material. Isto pode ser feito nos parques infantis, nas limpezas dos lagos, nos jardins inexistentes, na porcaria dos muros das vivendas cheios de ramos a atravessar todo o passeio, sem ninguém para os cortar.
Embora! Somos todos MCI, PSD,PSetc ou não somos nada senão fregueses de Queijas e queremos crescer. Comecemos pelo nosso lixinho dos jardins e depois vamos para as ruas. Vamos a isso. Unam-se e a população ajuda.
Virá esse dia, por enquanto não é esse o momento.
Com todo o respeito que a senhora me merece
Reis Luz
Comentar post