10 Dezembro 2009 - 00h30
Há um país do Sul da Europa, membro da Zona Euro, com tão má nota nos mercados financeiros internacionais que ameaça repetir o colapso argentino de 2001.
Esse país, com uma dívida pública próxima de 130% do PIB e um défice orçamental de 12,7%, é a Grécia, mas em dois ou três anos Portugal arrisca-se a estar nesta terrível situação. É curioso que os helénicos sempre foram o nosso espelho na UE. Era um país mais pobre do que nós, que nos ultrapassou em PIB per capita. Até agora a vantagem portuguesa é das finanças públicas.
Oficialmente o nosso défice está na casa dos 8% e a dívida pública nos 80%. Mas as perspectivas são desastrosas, e provavelmente Portugal em 2012 estará com um dívida pública real próxima da grega actual. Nessa altura, tal como actualmente os mercados não acreditam nas intenções do executivo socialista helénico, também não acreditarão no Governo que liderar Portugal.
Com défices superiores a 8% este ano e até 2012, a dívida oficial chegará a 100% do PIB. Mas há ainda uma gigantesca dívida escondida: os passivos de empresas públicas, especialmente do sector dos transportes, e os encargos das parcerias público-privadas. Se o pesadelo grego se repetir em Portugal, o sistema financeiro entra em colapso e a economia asfixia.
Armando Esteves Pereira, Director-Adjunto
. O CONCEITO DE SERVIÇO PÚB...
. ENDIVIDAMENTO PÚBLICO E P...
. A SACRALIDADE DA PESSOA H...
. 200 000
. A VERDADE PODE SER DOLORO...
. IMAGINEM
. PORTUGAL, UM PAÍS DO ABSU...
. CIVILIZAÇÃO Pré-histórica...
. UMA SOCIEDADE SEM "EXTRAV...
. O POVOADO PRÉ-HISTÓRICO D...
. AS INTRIGAS NO BURGO (Vil...
. MANHOSICES COM POLVO, POT...
. NOTA PRÉVIA DE UM LIVRO Q...