A obra resulta de um profundo trabalho de investigação do autor, professor de profissão. O trabalho já havia sido começado no âmbito da disciplina de Seminários, do último de faculdade, mas foi entretanto completada com novos elementos. Por forma a capitalizar ainda mais o esforço e o trabalho, foram feitas algumas adaptações para livro, que foi agora apresentado publicamente. O período de investigação, referido no título do livro (1529-1630), começa por abordar a evolução da Cardiga desde o período templário até à integração da Comenda na Ordem de Cristo, bem como a acção filipina naquele território, na sequência da incorporação de Portugal na monarquia hispânica, em 1580. O livro refere ainda as etapas de edificação do património da Quinta, as apropriações territoriais, caracterização da população, os escravos, que segundo o autor há registos de que foram bem tratados, a exploração económica e administrativa, e outros factos históricos, que atestam a riqueza agrícola da Comenda neste período histórico. ”O livro é a minha homenagem à história local, regional e nacional”, assegurou o autor. Luís Batista é desde novo um franco admirador da Cardiga. Segundo referiu, desde pequeno que se habitou a fazer passeios frequentes à Quinta, ”para ver o rio Tejo e os ranchos de trabalhadores”. A apresentação do livro coube a Paula Marçal Lourenço, orientadora da tese. A catedrática elogiou o rigor e o empenho que o autor empenhou no trabalho, e salientou a nota máxima atribuída por parte do júri de avaliação.
Cultura
História da Quinta da Cardiga em livro
Começou por ser uma tese de mestrado de história regional e local mas acabou em livr ”Cardiga de Comenda a Quinta da Ordem de Cristo 1529-1630”. A obra, da autoria de Luís Miguel Batista, natural do Entroncamento, foi editada pela Câmara de Torres Novas e apresentada no passado sábado, no auditório da biblioteca municipal.
Por: Élio Batista
O presidente da autarquia torrejana enquadrou o tema da Cardiga, na história torrejana. Este é o sexto livro da colecção ”Estudos e Documentos” do gabinete de estudo e planeamento editorial da autarquia torrejana.
. O CONCEITO DE SERVIÇO PÚB...
. ENDIVIDAMENTO PÚBLICO E P...
. A SACRALIDADE DA PESSOA H...
. 200 000
. A VERDADE PODE SER DOLORO...
. IMAGINEM
. PORTUGAL, UM PAÍS DO ABSU...
. CIVILIZAÇÃO Pré-histórica...
. UMA SOCIEDADE SEM "EXTRAV...
. O POVOADO PRÉ-HISTÓRICO D...
. AS INTRIGAS NO BURGO (Vil...
. MANHOSICES COM POLVO, POT...
. NOTA PRÉVIA DE UM LIVRO Q...