ANTERIOR À NOSSA NACIONALIDADE !
Domingo, 16 de Novembro de 2008
Quinta da Cardiga
Agora feitas todas as referências as Aldeias Históricas, outros lugares na historia merecem umas palavras para que não caem no esquecimento.
É o caso da Quinta da Cardiga na Golegã, uma Quinta com vários séculos de história para contar, doada à Ordem dos Templários em 1169 por D. Afonso Henriques.
Um complexo fantástico com casas de habitação com jardim, horta, capela, cavalariças, cocheiras, casas para criados, albergarias, lagar e outras oficinas e dependências que com alguma facilidade conseguimos imaginar a vida e o fulgor de outros tempos, pena o abandono que se pode verificar numa visão de 360º a todo este conjunto, talvez por hoje em dia estar na mão de muitos agricultores da zona.
A Quinta da Cardiga, juntamente com o castelo de Ozêzere, a torre da Atalaia e o Castelo de Almourol eram postos de vigia da milícia do Templo. Tal importância tinha a Quinta da Cardiga que em 1550, D. João III autorizou o seu irmão a proceder à mudança do percurso do rio Tejo, fazendo-o passar pela Cardiga. Em 1580, Filipe II, vindo das Cortes de Tomar a caminho de Lisboa, descansa na Cardiga.
Por estas alturas de Sº Martinho é muita a romaria até à Golegã para a Feira Nacional do Cavalo, depois de visitar a vila da Golegã que tem como pontos fortes a Igreja Matriz do século XVI e a Casa-Estúdio Carlos Relvas, primeiro prove umas castanhas e a água-pé e depois por que não dar um saltinho à Quinta da Cardiga que fica a escassos km´s….um espaço que seguramente não vais esquecer….
Dicas
http://www.casarelvas.com