Segunda-feira, 12 de Outubro de 2009

A HISTÓRIA DA FREGUESIA DE QUEIJAS

A Junta de Freguesia de Queijas, ocupada de momento por "páraquedistas", tem recolhido informação histórica a quem tanto se afadigou a recolhê-la e tem os seus direitos de autor. Deve continuar, pois, para fazer um trabalho histórico não tem distanciamento, nem o mínimo de nível moral, intelectual ou independência de carácter:

seguinte »

Quarta-feira, 7 de Maio de 2008
 
Por Favor, mais dignidade na Política.
 

Diz aquele senhor Amaral Lopes do PSD, no acto de apresentação do PSD em Queijas em 2005:

 

... “Aproveitou o momento para recordar que nesta vila, há quatro anos, o projeto do PSD sofria um processo de divisão interna, mas apesar de tudo o partido soube responder aos anseios da população. Foi difícil mas conseguimos passar a mensagem aos cidadãos”.

 

O processo de divisão de que fala o Sr. Amaral Lopes não se passou na vila de Queijas, mas em todo o concelho de Oeiras. De há muito que o anterior presidente da CMO (Isaltino de Morais) vinha sendo atacado por este senhor e apaniguados, apesar da obra reconhecida por toda a gente e das constantes vitórias que deu ao PSD.

A prova da verdade que digo, está em tudo o que se tem passado nos últimos seis meses. O seu saneamento selvagem, e de quem o apoiou, estava em marcha de há muito. Queijas incomodou este senhor Amaral porque no mandato 1998 –2001 colaborou com ele e desse modo conseguiu o respeito da população pelo trabalho realizado. A obra foi muito grande em Queijas de 1998 a 2001.

Este senhor que nunca teve a coragem de se assumir como candidato a nada, andou sempre à boleia dos outros, fala agora de ter conseguido passar a mensagem aos cidadãos. Será que ele tem alguma mensagem para passar? Se tem não perca a amabilidade de que desfruta neste jornal e diga-nos a todos qual era, ou é, essa tal mensagem!

Fico esperando, pois ainda terei muito para dizer sobre este e outros assuntos.

 

Seguidamente disse: “ E José Milhano, muito discretamente passou a servir os outros em detrimento dos seus próprios interesses e deu-nos a vitória em Queijas, esclarece.

 

Senhor Amaral Lopes, o actual presidente da Junta não deu vitória nenhuma ao PSD, porque não tem capacidade para tal. Em Queijas toda a gente o sabe.

Só é candidato porque ninguém o quis ser depois da figura que ele fez durante quatro anos!

Quem deu a vitória de que fala foi um senhor chamado Isaltino de Morais, que na campanha de 2001 veio todos os dias a Queijas. Se tem dúvidas pergunte-lhe.

Bateu-se comigo com um empenho nunca visto. Fez aquilo que nunca tinha feito, escrevendo a todos os habitantes da freguesia pedindo o voto para um candidato do qual em carta ao Dr. ª Manuela Ferreira Leite escreveu não possuir perfil para presidente da Junta. Enquanto afirmava ter sido eu próprio um óptimo presidente.

Se quiser publico essa carta e muitas outras coisas ..... como roubos, levados a efeito na Junta por outra senhora que o Sr. Amaral tanto apoia.

 

O PSD beneficiou nas eleições, ainda do trabalho feito pela Junta de então ....., pois desconhecedoras, muitas pessoas votaram no PSD pensando estar a votar no candidato que o senhor saneou. Depois, arrependeram-se e lamentaram-se. Era tarde demais!

A história dos desapegos materiais do seu candidato para a Junta de Queijas é bem conhecida desta população, tal como o seu também o é, há vários anos que anda agarrado ao PSD e ao PS, e por isso não lhe têm faltado tachos! Quanto a prestígio estamos falados. 

Quanto à vitória de que falou, o PSD (Isaltino) ganhou por sessenta votos a um Independente que, como diz o Sr. Amaral, só pensa em si, numas autárquicas, nas quais obteve maiorias absolutas por todo o concelho!

Este Independente meteu 4 autarcas, tantos quantos o PSD e ganhou ao PS cujo Governo de então, meteu o Sr. Amaral como presidente da Comissão Liquidatária do Teatro D. Maria I I. A maldade ficava com o PSD!

Curiosamente o resultado até lhe serviu, pois permitiu meter na Junta de Queijas o Partido Socialista (último votado) de mão dada com o PSD. Vamos ver agora o resultado disso, mas para quem joga com duplas tudo estará sempre certo, e como já tem experiência de comissões liquidatárias. Vejamos o resultado.

A actual lista do PSD em Queijas diz bem da razão que tenho; em vinte e poucos candidatos tem 14 que também estão na lista de Linda – a – Velha, todos independentes! Dos restantes, 4 não são do PSD e outros 4 não são de Queijas. Nunca o PSD teve uma lista tão fraca, sendo composta de familiares (primos, cunhados, sogros, irmãs, pais etc.) de duas famílias, uma delas de Carnaxide!

É o PSD do senhor Amaral!

Há muito mais militantes PSD na lista do Dr. Isaltino. Sendo uma lista Independente. Quanto à Sr. ª Presidente da CMO e à sua obra em Queijas, depois de ter exibido tantos gráficos, espero que publique um com o dinheiro investido em Queijas até ao final de 2004. Nas outras freguesias também, para comparação e conclusão.

Eu tenho esse valor, mas teria muito mais impacto publicado pela senhora presidente. Já agora, publique também um com o mesmo valor no mandato ( 2001-2005), referente a todas as freguesias! A população de Queijas precisa saber a verdade.

Fala a senhora do pavilhão, da Regueira e da Alameda!

Na condição de vereadora desses pelouros, Senhora Presidente, o pavilhão quando eu saí estava contratualizado, com anúncios do facto por todos os jornais, da regueira de Queijas a junta de então já tinha resolvido o mais importante (dejetos a céu aberto), de resto o leito da regueira continua na mesma com poças de água estagnada, a minar o ambiente.

Sobre a Alameda fui eu próprio que encaminhei o projecto (no executivo da Junta, na assembleia de freguesia e nos gabinetes da câmara). No meu mandato e no meu carro fui vezes sem conta à CMO trabalhar com os arquitectos envolvidos.

Na campanha de 2001, que a senhora fez ao lado de Isaltino de Morais, foram distribuídos nas ruas milhares de panfletos com os pormenores do projecto. As pessoas lembram-se.

O que a senhora fez foi demorar quatro anos para que tudo isto aparecesse feito e só o fez depois de saber que era candidata. Fomos a última freguesia a ter pavilhão e ainda não temos Centro de Saúde, piscina, Centro Cultural etc.

Mobilizei uma manifestação à porta do Centro de Saúde de Carnaxide com muitas centenas de pessoas de Queijas, em 2001 ( Outubro) onde a senhora foi como vereadora a convite da SIC, houve assinatura do contrato em directo e o nosso Centro de Saúde continua por fazer, apesar da Sr. ª Presidente anunciar agora que vai fazer quatro!

Para as outras freguesias há “Polis”, “Proqual” e dinheiro da CMO para tudo, para Queijas nunca aparece.

Da minha obra na junta fala a população de Queijas, e eu não confundo obra da câmara com obra das Juntas. A obra de Isaltino, (1998 – 2001) é muito grande. A propósito diga-me uma só obra feita pelo actual executivo da Junta de Queijas? Deixei lá bom dinheiro, com projectos em vista.... e em falta para Queijas. Nada aconteceu nesta terra, com o Sr. Milhano!

Entretanto, estão a extinguir uma colectividade (1. º Dezembro ) e o Grupo Teatro Fersuna por falta de apoios da Junta (2002 – 2005) !

Das promessas não falo, pois o PSD vai perder as eleições. O Senhor Amaral nunca assume a responsabilidade de nada, porque não tem vergonha!

De facto, o acto eleitoral deu ao PSD em Queijas a maior derrota eleitoral da história desta freguesia! Ao nível da votação do PCP! Estes são os políticos que temos. Na sociedade civil ninguém os quer.

Se por ventura, a actuação política de Isaltino de Morais à frente da CMO, e em Queijas estiver a ser prejudicada pelo facto de algumas pessoas se venderem, pelo reconhecimento que é devido pela sua obra (1998-2001) nesta terra, nunca me ouvirão dizer mal dele publicamente!

 

António Reis Luz




 


 
António Reis Luz
publicado por luzdequeijas às 11:54
link | favorito
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

.Fevereiro 2018

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28


.posts recentes

. O CONCEITO DE SERVIÇO PÚB...

. MUDAR SÓ POR MUDAR.

. CENTRO DE DIA DE QUEIJAS

. ALMOÇO MUITO INDIGESTO

. FUMO BRANCO E NEGRO

. ENDIVIDAMENTO PÚBLICO E P...

. A POLÍTICA COR-DE -ROSA

. OS QUATRO IMPÉRIOS

. O ASSOCIATIVISMO

. DOUTOR DA MULA RUÇA

. A CLASSE MAIS CASTIGADA

. AS VITIMAS DA CIGARRA

. O NOSSO ENTARDECER

. A SACRALIDADE DA PESSOA H...

. SABER TUDO ACERCA DE NADA

. A NOSSA FORCA

. A MORTE ECONÓMICA

. GERAÇÃO DE OURO

. OS TEMPOS ESTÃO A MUDAR

. SEDES DE RENOVAÇÂO “

. 200 000

. DO PÂNTANO A SÓCRATES

. O ESTADO PATRÃO

. A MENTIRA

. O SILÊNCIO DOS BONS

. ARMAR AO PINGARELHO

. ENSINO À DISTÂNCIA

. A CIÊNCIA DO BEIJO

. A VERDADE PODE SER DOLORO...

. COSTA V.S MERKEL

. PROTEGER O FUTURO

. RIQUEZA LINCUÍSTICA

. A MÃO NO SACO

. DOUTRINA SOCIAL CRISTÃ

. GRANDE SOFRIMENTO

. IMAGINEM

. LIBERDADE COM SEGURANÇA

. COSTA CANDIDATO

. DEBATES PARTIDÁRIOS NA TV

. NA PÁTRIA DO ÓDIO

. PORTUGAL, UM PAÍS DO ABSU...

. NÓS, NÃO “PODEMOS”

. CIVILIZAÇÃO Pré-histórica...

. AS REGRAS DA VIDA REAL

. UMA SAUDÁVEL "LOUCURA"

. UMA SOCIEDADE SEM "EXTRAV...

. O MUNDO DOS ANIMAIS

. A CRISE NO OCIDENTE

. O POVOADO PRÉ-HISTÓRICO D...

. AS INTRIGAS NO BURGO (Vil...

.arquivos

. Fevereiro 2018

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Março 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

.favorito

. COSTA V.S MERKEL

. MANHOSICES COM POLVO, POT...

. " Tragédia Indescritível"

. Sejamos Gratos

. OS NOSSOS IDOSOS

. CRISTO NO SOFRIMENTO

. NOTA PRÉVIA DE UM LIVRO Q...

. SEMPRE A PIOR

. MEDINDO RIQUEZAS

. A LÁGRIMA FÁCIL

.mais sobre mim

.pesquisar

 
blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub