Quarta-feira, 30 de Setembro de 2009
DESTA MATÉRIA SABE DANIEL BEÇA, COM QUE AUTORIDADE SÓCRATES IMPINGE O OPOSTO AOS PORTUGUESES ?
Daniel Bessa (www.expresso.pt)
8:00 Quarta-feira, 30 de Set de 2009
Soube-se no final da semana passada. A Moody's, uma das mais conceituadas agências de rating a nível mundial, baixou marginalmente a notação de rating da maior parte dos grandes bancos portugueses, tendo mantido a notação dos restantes.
A decisão já era aguardada, tendo sido pré-anunciada em Abril último. Implica um agravamento do custo do crédito para as instituições atingidas, podendo implicar também, sobretudo para as mais pequenas, algum tipo de restrição ao financiamento. Para os dez milhões de portugueses: crédito mais caro, e menos crédito.
Pelo menos uma das entidades envolvidas veio a terreiro contestar a decisão. Compreendo: como diz o ditado, "quem não se sente...". Mas isso não significa que tenha razão. O juízo negativo lançado sobre a rentabilidade e sobre os balanços da maior parte das instituições do sistema financeiro português não lhes é imputável. Prejudica-as, e prejudica-nos, não por erros seus mas por problemas criados por todos nós. O crescimento esperado da economia portuguesa nos próximos anos é anémico, um dos mais baixos do mundo. Os custos e os resultados da banca vão agravar-se, por maior incumprimento de empresas e famílias. O cerco vai-se apertando. Voltaremos ao assunto, a partir de segunda-feira próxima.
Texto publicado na edição do Expresso de 25 de Setembro de 2009