Nada mais pode fazer a população portuguesa, que desconfiar e meditar. Desconfiar de todos os sinais, sejam eles, pormenores ou evidências. A população deve agir com menos coração, porque é com isso que são sempre enganados. Só dar maiorias absolutas a quem já deu provas de honestidade e competência. Os partidos políticos são, praticamente, todos iguais . Podem crer, só divergem, nas pessoas que, na altura, os comandam !
A polícia costuma avisar os idosos, contra os indivíduos bem vestidos e bem falantes. Lembrem-se sempre disto. Agora vou transcrever uma notícia do jornal de hoje :
Discurso de Jaime Gama incomoda PS – O presidente do Parlamento, Jaime Gama, usou ontem o humor para divertir os deputados socialistas de que, se quiserem ser reeleitos, terão de fazer o trabalho de casa com o partido e com os seus eleitores. Mas os deputados socialistas não gostaram e insurgiram-se contra o discurso de Jaime Gama no jantar das Jornadas Parlamentares do PS, considerando-o “ paternalista” e “ desprestigiante” para os membros da bancada. Dirigindo-se aos deputados, Jaime Gama disse que têm pela frente um desafio “ que é o da reeleição e que começa com a concretização do trabalho de casa”. “ Estou certo de que todos vós vão cumprir esse trabalho. Atenção à Assembleia da República, atenção no Grupo Parlamentar, atenção ao partido, atenção aos vossos eleitores e, sobretudo, a vós próprios.”
Só Jaime Gama saberá o que quis dizer, mas não andará longe disto : os senhores deputados do PS, têm sido de uma fidelidade"canina" para com Sócrates! Se quiserem ser eleitos, a coisa não está fácil ! Mas terão de votar a favor das propostas do partido, ou seja, do Sócrates. Mas ao fazê-lo vocês não estão a defender quem em vós votou ! A opção é vossa ........
Em boa verdade a bancada do PS, está mais à direita que qualquer outra, no Parlamento. Isto num partido de tradições de esquerda, é muito estranho ! Sócrates sabe manipular todos os seus parlamentares, com a técnica do pau e da cenoura .... a vida está difícil ! O povo tem o coração na esquerda (?) em vez de o ter na defesa dos seus interesses!
Agora vamos ao resto. Esta noticia, do PS e Jaime Gama, é muito pequenina. Na página, passa completamente despercebida! No resto da página, só se fala de Santana Lopes e do PSD ! Apresentam-se muitas sondagens sobre ele. Gráficos!Comentam-se os pormenores mais ínfimos, detalhe por detalhe, uma nomeação que não está feita, entre centenas que terão de se fazer ! Parece impossível, como se pode arranjar tanto assunto para encher uma página. Chegou-se ao ponto de um canal televisivo, pedir uma entrevista à Dr.ª Manuela Ferreira Leite, sobre as suas opiniões relativas ao Orçamento de Estado e às grandes medidas para enfrentar a crise internacional. Disso, quase não a deixaram falar! Passaram o tempo todo, com a entrevistadora a insistir em perguntas sobre a vida interna do PSD e Santana Lopes ! É incrível ! A líder do PSD insistia que aquele assunto não tinha interesse, ainda faltava um ano para as eleições e, a senhora entrevistadora, com um sorriso cínico, desviava sempre a entrevista para aí, Santana Lopes ! Este trabalho, a toda a hora, serve só para desgastar a oposição ! E manter Sócrates a proteger os grandes interesses ! Resguardado. Para ele há todo o tempo de antena, que ele quiser! Ninguém lhe perguntou, o que queria, Jaime Gama dizer, na sua interpelação aos deputados PS !
Que cada um conclua como quiser. Que o tamanho das duas notícias, só por si, já diz tudo ! Quando se dá tempo de antena à oposição, não é para ajudar. É para abater. Para esconder Sócrates, e protegê-lo ! Em momentos complicados.
Eu concluo que esta técnica já está interiorizada pelos profissionais da comunicação social, como a melhor maneira de criar factos, que façam desviar a atenção do país das grandes manobras que vão ocorrendo com muitas medidas que Sócrates está tomar e a aprovar na AR, e que nada têm a ver com os altos interesses do país e da sua população ! Muito menos com o dito socialismo! Trata-se de uma consertação geral, que há no país, orquestrada em torno dos grandes interesses da alta finança e para os defender! Para defender também o principal actor, Sócrates. Nesta cruzada em prol de uma sociedade portuguesa cada vez mais pobre, como o próprio, já chegou a afirmar na TV, e o país ouviu. Arrependeu-se de seguida, mas disse a verdade! Fugia a língua para a verdade!
Miguel de Sousa Tavares, entrevistado no Clube dos Jornalistas, entre muitas outras verdades, afirmou: O controlo governamental da informação existe, sustenta Miguel Sousa Tavares . Defende que, além da «central de informação», há outra de «desinformação» que está «ao serviço do Governo e (...) lança calúnias e boatos (...)».
António Reis da Luz