luzdequeijas.blogs.sapo.pt/">luzdequeijas
No dia ontem fez-se a prova da falta que está a fazer o tal PLANO TECNOLÓGICO, prometido, mas ausente em parte incerta. A "pen" deu o berro, com tanta volta e reviravolta a caminho do acto eleitoral ! O "show" continua.... é o fim !
Parlamento. Às quatro da tarde estava tudo preparado: o presidente Jaime Gama e os representantes dos partidos esperavam o ministro das Finanças para a entrega do Orçamento. Mas a 'pen' só chegou três horas e meia mais tarde e os partidos com assento parlamentar só receberam 'meio' documento
Sócrates só soube dos problemas em cima da hora
O ministro de Estado e das Finanças tem todas as razões para se ter arrependido mil vezes de ter decidido entregar ontem o Orçamento do Estado para 2009, antecipando um dia face à data prevista de 15 deste mês.
"Problemas operacionais de interligação de documentos complexos", assim justificou Teixeira dos Santos o facto de ter deixado o Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama - a segunda figura da hierarquia do Estado -, e os representantes dos partidos pontualmente à espera da pen com o Orçamento que só chegaria cerca de três horas e meia mais tarde.
Pior, o Ministério das Finanças só "avisou" a Assembleia da República do atraso cerca das 16.20, o que deixou perplexos os representantes dos partidos.
O próprio José Sócrates só foi "avisado" dos problemas técnicos muito perto da data prevista de entrega no Parlamento, altura em que estava a receber o líder do CDS-PP, Paulo Portas, cuja audiência começara às 15.00.
Quando finalmente depositou nas mãos de Jaime Gama a pen com o OE, o titular das Finanças ainda ironizou, garantindo que qualquer computador Magalhães podia abrir o documento.
Mas, apesar de, na conferência de imprensa no Salão Nobre do Ministério das Finanças, Teixeira dos Santos ter dito estar convicto de que os serviços lhe tinham dado uma pen com todo o Orçamento do Estado para 2009, o certo é que os partidos só receberam dos serviços da presidência da Assembleia da República "meio" orçamento e apenas às 21.30.
Os serviços da Assembleia da República justificaram com problemas informáticos o facto de não conseguirem que os grupos parlamentares recebessem todo o Orçamento, o que inclui designadamente os mapas em que se verificam verdadeiramente os detalhes orçamentais do País em 2009.
Pelos vistos a informática do Parlamento também não esteve à altura de tratar este Orçamento do Estado que o assessor de imprensa do Ministério das Finanças prometia enviar para os e-mails dos jornalistas ao longo da noite.
Também a Direcção-Geral do Orçamento não conseguiu publicar a versão integral do Orçamento do Estado e Teixeira dos Santos já agendou para as 09.00 de hoje uma nova conferência de imprensa, onde todos esperam já ter os números.
Depois deste novo encontro Teixeira dos Santos ruma ao conselho europeu de Bruxelas, que foi o que motivou a antecipação da entrega do OE.
Perante tudo isto, os grupos parlamentares só hoje poderão reagir ao OE para 2009. A 15 de Outubro, como costuma acontecer todos os anos... Susete Francisco
Governo só entregou 'meio' Orçamento
EVA CABRAL