luzdequeijas.blogs.sapo.pt/">luzdequeijas
No Luxemburgo
Este país é dos países mais ricos da UE ! A população portuguesa representa 16% de toda a população e 50% da população estrangeira ! Isto prova a capacidade dos trabalhadores portugueses e o seu civismo, enquanto alguns pretendem colocar em cima deles, o atraso de Portugal. É um país que se preocupa em criar riqueza que a todos beneficia ! Em Portugal o trabalho não está virado para a criação de riqueza, mas, tão somente para aumentar a riqueza de alguns ! A Irlanda, acaba de mostrar as suas fragilidades na economia que o PM pretende retratar a papel químico em Portugal.
O Mito do Investimento no Ensino Superior Público em Portugal
Sendo importante , está longe de ser decisivo para a criação de riqueza !
É frequente vermos em cartazes, manifestações e em todo o tipo de propaganda das Associações Académicas deste País a relação directa entre investimento na educação e desenvolvimento económico... É frequente até compararem o nosso país com a (vaca sagrada da) Irlanda...
Dizem que a Irlanda tem um desenvolvimento Económico surpreendente única e exclusivamente por ter investido em força no ensino superior público...
Ora nada poderia ser mais Falso...
Se este tipo de raciocínio fosse verdadeiro então como se explicaria que um dos países da União Europeia economicamente mais desenvolvidos e com o maior PIB per capita da Zona Euro, o Luxemburgo, não tenha uma única universidade!?!?!
A resposta é simples, é barata e dá (verdadeiramente) milhões (como se pode confirmar pela pujança económica destes dois países):
É que enquanto que a Irlanda e o Luxemburgo aparecem em, 3º e 4º lugar respectivamente do Índice de Liberdade Económica deste ano, Portugal por sua vez aparece em 30º lugar...
Só a título de exemplo enquanto que o IRC na Irlanda é de 15%, em Portugal este mesmo imposto é de 25%...
Assim sendo, facilmente se compreenderá que a resposta para o desenvolvimento económico do nosso país não passa por mais, mas sim, por menos investimento público... Em suma por um Estado mais magro e menos intervencionista que não consuma através dos excessivos impostos os recursos que os privados necessitam para investir e criar riqueza no nosso país...
Educação no LUXEMBURGO
População escolar
Para o ano de 2002/2003 a população escolar total do Luxemburgo ascendia aos 100.861 alunos repartidos da seguinte forma: 3215 na educação precoce (3,8%); 11576 no pré-escolar (11,4%); 34081 no ensino primário (33,7%); 12637 no ensino secundário geral (12,5%); 22093 no ensino secundário técnico (22%); 694 na educação diferenciada (0,6%); 4619 na formação profissional (4,5%); 11946 na formação de adultos (12%).
Importa especificar que 253 dos alunos que frequentam o ensino primário estão inseridos numa modalidade de ensino especial que se distingue por ser composta por um conjunto alternativo de aulas de acolhimento e apoio educativo (ver Currículos).
Sistema de avaliação
Durante os 11 anos de ensino obrigatório não existem exames nacionais. No ensino primário há uma avaliação contínua feita em determinados grupos de disciplinas e uma avaliação sumária mais alargada versando áreas curriculares, realizada através de testes periódicos geralmente escritos.
A passagem do ensino primário para o ensino secundário inferior depende da apreciação dos resultados do aluno por um conselho de orientação a quem cabe ainda o papel de elaborar um relatório de apreciação sobre a via de ensino mais adequada para o aluno seguir os seus estudos. A retenção no 6º ano pode acontecer em casos excepcionais por ordem do conselho e com o consentimento dos pais.
No ensino secundário superior (pós-obrigatório) a avaliação baseia-se na realização de testes por período a todas as disciplinas. A obtenção dos diplomas de conclusão do ensino secundário superior geral e técnico e dos certificados de fim de estudos profissionais implicam a realização de exames ao nível nacional. Dos alunos que no final do ano lectivo de 2002/03 se candidataram à obtenção do diploma de fim de estudos do ensino secundário geral, 13,4% não teve sucesso; no ensino secundário técnico essa percentagem é de 22% ; no ensino secundário profissional 20% dos alunos não conseguiram obter o certificado.
A Comunidade Portuguesa no Grão-Ducado do Luxemburgo .
. O CONCEITO DE SERVIÇO PÚB...
. ENDIVIDAMENTO PÚBLICO E P...
. A SACRALIDADE DA PESSOA H...
. 200 000
. A VERDADE PODE SER DOLORO...
. IMAGINEM
. PORTUGAL, UM PAÍS DO ABSU...
. CIVILIZAÇÃO Pré-histórica...
. UMA SOCIEDADE SEM "EXTRAV...
. O POVOADO PRÉ-HISTÓRICO D...
. AS INTRIGAS NO BURGO (Vil...
. MANHOSICES COM POLVO, POT...
. NOTA PRÉVIA DE UM LIVRO Q...