Foi por influência do ex-Presidente da República, Jorge Sampaio, que apareceu legislado o recurso a grupos de cidadãos, criarem Movimentos de Independentes nas eleições autárquicas . Muita gente acreditou, e muito sinceramente, que a abertura às candidaturas de INDEPENDENTES, poderia vir a refrear este terrível salto do país para o abismo, em consequência da desastrosa actuação dos partidos .
Tal salto acontece em razão dos grandes interesses económicos e pessoais e da actividade de grupos pecaminosos instalados na "vida escura". Também na sequência da luta pela obtenção dos "pequenos favores" que vão minando a credibilidade dos que andam na política !
Constituem-se, estes grupos, numa perigosidade, terrivelmente devastadora, montando todo o tipo de oportunismo e ilícito. Atropelamentos civicos, e até crimes de vária ordem!
Era toda esta situação nebulosa que , certamente,o legislador quereria combater ao elaborar a lei dos "Eleitos Independentes" ! Melhor dizendo, pôr as autarquias a funcionar com gente fora dos partidos, porque essa, dos partidos, na maioria dos casos, são o ninho do mal amado sistema político partidário.
Porém, os Movimentos de Independentes estão também já contaminados por tudo isto. Estão, até, piores que os partidos. Aqueles que detêm o poder (independentes ou não) já compraram com benesses, os mais fracos ou mais ambiciosos dentro dos partidos. É pena. Compraram-nos, com o nosso dinheiro, não com o deles !
Há militantes dos partidos a trabalharem para supostos movimentos independentes, mas há também gente dos movimentos "independentes" a minarem a pouca saúde dos partidos políticos.
Há gente que, de fora, domina as eleições dentro do partido ! A promíscuidade é tão grande, que já há de tudo. De tudo, menos vergonha !!!!
Afinal, que moralidade há nisto ? Independentes e partidos estão entrelaçados. Salta à vista, mesmo para quem não quer ver!
Mas se por acaso, algum independente, que seja mesmo independente, for empurrado para liderar um Movimento de Independentes, não tarda a ser, oportunamente , escorraçado pelos independentes que afinal não o são.
Será que isto é democracia ? Claro que não. É uma grande confusão. Mas é assim mesmo. Então, sendo assim, porque é que todos se calam e acomodam ?
Porque se perdeu o sentido ético da vida. Porque se perderam os valores mais básicos. Porque se perdeu a vergonha na cara !!!!
Porém, é na vida autárquica que a política e os políticos se mostram mais de perto aos cidadãos, e onde os políticos de serviço, são escrutinados diariamente por estes. É aqui que, sem ler os jornais, ou ouvir os telejornais, muito antes disso, o povo detecta os mínimos sinais de riqueza exterior nos políticos de proximidade. É aqui que o mesmo povo se interroga da razão de certas pessoas, vestidas de políticos, independentes ou não, sem ou com méritos abonados, constarem sempre das listas eleitorais.
É aqui que podemos ver gente dos partidos a fazer as listas de candidatos dos movimentos independentes e, o contrário também é verdade. É aqui, que vemos essas pessoas serem protegidas pelos líderes partidários, sendo incluídos nas listas de candidatos nas eleições para a "Casa da Democracia" !!!!
Não se discute o país, o concelho ou a freguesia. O debate político corre por fora dos partidos ! Estes também se entrelaçam. Parece no entanto, estar na altura dos verdadeiros cidadãos independentes darem as mãos e acabar com esta "fantochada" ! E, como nunca ninguém saberá, ao certo, quem é ou não é independente, o MELHOR É RAPIDAMENTE ACABAREM COM OS MOVIMENTOS INDEPENDENTES. Assine-se o necessário decreto para acabar com os independentes a mandarem nos partidos. De fora para dentro ou no sentido inverso. De resto, são, neste momento, "alguns políticos" bem conhecidos que "fabricam" os "grupos de cidadãos Independentes" e não estes a indicarem aqueles que querem ver como seus representantes no poder !!!
A isto, com propriedade, podemos chamar de "inconstitucionalidade", face aos termos da lei vigente.
. O CONCEITO DE SERVIÇO PÚB...
. ENDIVIDAMENTO PÚBLICO E P...
. A SACRALIDADE DA PESSOA H...
. 200 000
. A VERDADE PODE SER DOLORO...
. IMAGINEM
. PORTUGAL, UM PAÍS DO ABSU...
. CIVILIZAÇÃO Pré-histórica...
. UMA SOCIEDADE SEM "EXTRAV...
. O POVOADO PRÉ-HISTÓRICO D...
. AS INTRIGAS NO BURGO (Vil...
. MANHOSICES COM POLVO, POT...
. NOTA PRÉVIA DE UM LIVRO Q...