luzdequeijas
Sócrates entrega diplomas a alunos para valorizar socialmente os CET’s, (Cursos de Especialização Tecnológica do IPL ).
“O primeiro-ministro e o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior estiveram presentes na cerimónia de entrega de diplomas aos alunos dos Cursos de Especialização Tecnológica (CET’s) de nível IV que decorreu no dia 29 de Julho no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto politécnico de Leiria. A presença de José Sócrates teve como objectivo valorizar socialmente os CET’s e, assim, incentivar os portugueses que não terminaram os seus estudos a inscreverem-se nestes cursos que conferem uma qualificação profissional e permitem o acesso ao ensino superior. Também quis valorizar "o amor à escola" e aumentar a confiança dos professores !
O Senhor Primeiro Ministro revela uma notória obsessão com esta palavra conhecida por “ Diploma “. Por vezes é difícil entender estas coisas ....... mas a verdade é que por exemplo o Presidente do Brasil, não esconde de ninguém que sempre foi operário e que esse é o seu melhor diploma. É respeitado e admirado pela forma como tem exercido o seu mandato, à frente de uma das maiores nações do mundo ! A escolaridade é importante mas, um país cheio de problemas como o nosso, não pode perder- se arvorando uma bandeira ( da educação) que só daqui a alguns anos, noutras condições, poderia ajudar Portugal. Se dar diplomas, mesmo que eufemisticamente, resolvesse o nosso problema, então, o senhor Primeiro Ministro instruiria o ME a enviar um diploma para cada português ! Se já tivessem um, ficariam com dois ! Se não tivessem idade, não importava, quando a tivessem já tinham o seu diploma ! Se morressem, paz à sua alma.
O pior é que tudo não passa de eleitoralismo! Numa manobra que acaba por desacreditar o ensino, no qual os professores nunca estiveram em perda de confiança ! Só estiveram e estão, como vitimas perseguidas !
Um diploma é o maior símbolo do mérito mas, deixa de o ser, quando o seu significado é vulgarizado ! Quando a escola deixa de chumbar e passa a distribuir diplomas !
Honra seja feita ao Senhor Presidente da Republica ao ter anunciado que na “ 1.ª Jornada do Roteiro para a Juventude “, vai apresentar, pelo seu significado, um casal de jovens agricultores, com baixa escolaridade e que estão à frente de uma exploração leiteira de sucesso !
Senhor Primeiro Ministro, convença-se de que o país real não é esse que o senhor tem na cabeça. O país real é aquele onde há lugar para todos e os génios aparecem onde Deus quiser que apareçam, pois as qualidades necessárias para o ser são distribuídas por ele, e não por quem dá diplomas. Chega de manobras eleitoralistas, cansam e têm um efeito contrário. Revoltam.
António Reis da Luz