Para podermos compreender melhor a influência do Homem sobre o ambiente que nos rodeia, nada melhor que analisarmos aquilo que resta hoje do Povoado Pré-Histórico de Leceia. Pujante, se recuarmos uns 5 000Anos.
Através de escavações feitas por arqueólogos na lixeira utilizada por este povo, foi possível concluir que ele se alimentava, de animais que caçava e, também, quais aqueles que já haviam domesticado. Desta maneira se concluiu, igualmente, que também existiam na região ovelhas, cabras, bois, porcos e coelhos.
No rio, pescavam-se pargos e douradas; nos estuários apanhavam-se ameijoas, ostras, lapas e mexilhões. Uma das zonas de caça abundantes era o Vale do Jamor. Hoje, pouco ou nada se produz nesta zona, e se os atuais habitantes tivessem de se alimentar só, localmente, isso não seria possível! Toda a zona entre Cascais e Lisboa, foi um verdadeiro celeiro do nosso país! Custa a acreditar, terem existido por estas bandas, matas e florestas. Na atualidade existem construções a seguir a construções! Também gente desempregada e a perder, em cada dia que passa, mais e mais qualidade de vida! Cabe-nos perguntar o que é isso de qualidade de vida?
Cabe-nos igualmente perguntar, qual é a nossa responsabilidade coletiva como seres humanos? Pela nossa família imediata? Pela nossa comunidade? O nosso País? Por todos os seres humanos? E qual é a nossa responsabilidade pelo futuro? No século atual, a nossa tecnologia em rápido desenvolvimento permitiu uma imensa expansão da população, a qual se converteu, por isso, no fator dominante, no sistema de vida do nosso mundo. Ignorantes e frequentemente negligentes perturbámos e destruímos sistemas ecológicos estáveis e complexos cujo desenvolvimento levou milhões de anos a fazer. A destruição pelo Homem simplificou o ecossistema em nome da eficácia. Este, parece ser um caminho muito perigoso!
A maior parte do progresso económico de que tanto, hoje, nos orgulhamos, resulta realmente numa qualidade de vida inferior à que estava ao alcance de todos quando a população era menor!
. O CONCEITO DE SERVIÇO PÚB...
. ENDIVIDAMENTO PÚBLICO E P...
. A SACRALIDADE DA PESSOA H...
. 200 000
. A VERDADE PODE SER DOLORO...
. IMAGINEM
. PORTUGAL, UM PAÍS DO ABSU...
. CIVILIZAÇÃO Pré-histórica...
. UMA SOCIEDADE SEM "EXTRAV...
. O POVOADO PRÉ-HISTÓRICO D...
. AS INTRIGAS NO BURGO (Vil...
. MANHOSICES COM POLVO, POT...
. NOTA PRÉVIA DE UM LIVRO Q...