Loja para desempregados
Serviços presenciais e com vantagens económicas para todos os desempregados portugueses é a proposta da "nova loja" de recrutamento que acabou de abrir portas no mercado nacional
Desenvolvida para atender às necessidades dos profissionais que desejam repensar ou modificar o seu plano de carreira, A Work Shop acaba de abrir, em Lisboa, as portas do seu primeiro centro. Prestar acompanhamento na transição para novas oportunidades no mercado de trabalho e apoiar os indivíduos em mudança de carreira, oferecendo um atendimento personalizado e ferramentas e técnicas para uma rápida inserção no mercado de trabalho, é a missão da Work Shop.
Este novo conceito de "loja para desempregados" disponibiliza serviços de consultoria a todos os que necessitem e queiram actualizar o seu portfólio profissional. «O facto de sermos uma loja dá acesso a todos os indivíduos. A iniciativa de nos procurarem cabe-lhes inteiramente, ao contrário de outros casos, em que são empresas que enviam e financiam candidatos», explica Filipe Fidanza, responsável pelo conceito e criação da loja. Outra característica diferenciadora da Work Shop é que «estamos cientes de que muitas vezes quem nos procura não tem a capacidade financeira habitual, por isso oferecemos condições francamente competitivas face ao conteúdo e tempo de consultoria praticados com cada individuo», explica Filipe Fidanza.
A actual conjuntura económica não intimida Filipe Fidanza. «Claro que é necessário que o mercado mexa para aparecerem oportunidades. Mas é exactamente numa situação de menor oferta que o lado da procura vai ter de se diferenciar. Quem estiver munido de "melhores armas" estará em melhores condições que os demais», sublinha.
O trabalho da Work Shop vai recair principalmente sobre pessoas singulares do sector terciário, embora não esteja excluída a possibilidade de trabalhar em parceria com empresas «que pretendam apoiar os seus elementos nesta nova situação, de forma a proporcionar-lhes apoio concreto e eficaz para retomar, o mais breve possível, a sua carreira profissional».
Vantagens económicas
Revisão do currículo e da carta de apresentação para uma maior visibilidade, ou preparação dos candidatos através de técnicas de entrevistas são alguns dos serviços que a Work Shop disponibiliza. Mas, consciente da difícil situação que os desempregados portugueses estão a enfrentar, a loja disponibiliza ainda consultoria no orçamento familiar e reuniões exploratórias sobre a carreira e sua orientação. Estes serviços exploratórios podem ser feitos numa perspectiva trimestral, composta por 12 sessões de uma hora. A Work Shop disponibiliza ainda pacotes de oportunidades, com «claras vantagens económicas para quem nos procure».
SOL - 29-05-2009
NOTA: Já o presidente da Associação Nacional de Empregos de Recursos Humanos, Rodrigo Ferreira, diz que muitas competências disponíveis (Centros de Emprego e Novas Oportunidades) «não correspondem às necessidades do mercado nem à sua evolução», num país em que há um «défice de qualificações».
. O CONCEITO DE SERVIÇO PÚB...
. ENDIVIDAMENTO PÚBLICO E P...
. A SACRALIDADE DA PESSOA H...
. 200 000
. A VERDADE PODE SER DOLORO...
. IMAGINEM
. PORTUGAL, UM PAÍS DO ABSU...
. CIVILIZAÇÃO Pré-histórica...
. UMA SOCIEDADE SEM "EXTRAV...
. O POVOADO PRÉ-HISTÓRICO D...
. AS INTRIGAS NO BURGO (Vil...
. MANHOSICES COM POLVO, POT...
. NOTA PRÉVIA DE UM LIVRO Q...