Se nas economias tradicionais nacionais, regionais ou locais, os transportes assumem influência decisiva no seu êxito, no plano da globalização, tudo isso se agiganta! Também assim é no que diz respeito a mercadorias, passageiros ocasionais, turistas, estudantes e trabalhadores no trajeto para e do local de trabalho! Avaliar a eficiência dos transportes relativamente a uma freguesia, concelho. distrito ou país e ainda as suas ligações internacionais é obra que requer muita isenção e conhecimentos. Ponderar a comodidade em terra e no transporte, o tempo gasto, a pontualidade, a frequência, a segurança etc., e mais a rede de ligações disponíveis, é complexo e pode levar a erros de cálculo.
No que concerne a Oeiras não poderemos estar assim tão seguros da sua valia. Quanto à linha de Cascais (tão velhinha!) presta um bom serviço a quem não se afastar da marginal. Sobre o SATU tem potencialidades técnicas impressionantes mas, de momento é iniquo. Talvez, se nos pudéssemos servir da estação (Carris) de Linda-a-Velha para oferecer a partir daí um transporte acessível para e de Lisboa, nomeadamente a trabalhadores, com uma rede de SATU aligar as freguesias do interior à central de Linda-a-Velha, pudesse ser um êxito.
O transporte rodoviário existente é pouco eficiente; trajetos longos, falta de terminais e frequências alargadas! O custo começa a tornar-se caro e prevê-se um agravamento por falta de custos em rede!
Dentro do concelho é difícil, por exemplo ir de Queijas à CMO – Oeiras e voltar!
Para lá dos transportes públicos oferecidos, é visível um enorme número de pessoas que utilizam o seu carro diariamente! A crise parece ter vindo para ficar. Em muitas cidades europeias e mundiais já são cobradas taxas à sua entrada, para desmotivar o uso dete tipo de transporte individual! Os carros estão demasiado caros, a sua manutenção, portagens, seguros e combustível também irão encarecer. Para a Brisa e fabricantes de carros pode ser um bom negócio, mas para o país tudo isto reside numa grande perda de riqueza a caminho de outros países. A crise que nos aflige veio para ficar! Não são de esperar dias melhores.
É tempo de começarmos a pensar em mudar de filosofia de vida ou seja, em lugar de milhares de trabalhadores diariamente a caminho de Lisboa, poderiam começar ser as empresas a abandonar Lisboa a caminho da sua cintura. Em Oeiras, isso sim, já há mais de uma dezena de Parques Empresariais! E ainda podem ser construídos muitos outros. Trabalho perto da residência dos trabalhadores, redundaria em largas vantagens para eles e muita riqueza para o país.
. O CONCEITO DE SERVIÇO PÚB...
. ENDIVIDAMENTO PÚBLICO E P...
. A SACRALIDADE DA PESSOA H...
. 200 000
. A VERDADE PODE SER DOLORO...
. IMAGINEM
. PORTUGAL, UM PAÍS DO ABSU...
. CIVILIZAÇÃO Pré-histórica...
. UMA SOCIEDADE SEM "EXTRAV...
. O POVOADO PRÉ-HISTÓRICO D...
. AS INTRIGAS NO BURGO (Vil...
. MANHOSICES COM POLVO, POT...
. NOTA PRÉVIA DE UM LIVRO Q...