ZAPATERO embaraça Sócrates
Líder espanhol ofereceu boleia em Falcon para ir a Coimbra
O gabinete de José Sócrates recusa esclarecer como regressou o líder do PS a Portugal depois de ter participado num congresso do PSOE em Valência, no último sábado.
José Luís Zapatero, que retribuiu a presença de Sócrates ao participar ao fim da tarde no comício do PS em Coimbra, viajou até Portugal num Falcon das Forças Armadas espanholas.
Contactado pelo Sol, o gabinete de José Sócrates não quis esclarecer se o primeiro-ministro e líder do PS viajou no Falcon de Zapatero, nem de que forma regressou a Portugal nesse dia, repetindo apenas que Sócrates «não usou nenhum meio do Estado português nas suas deslocações» entre Portugal e Espanha. Quanto ao gabinete de imprensa do PS, também nada acrescentou.
A única informação prestada ao SOL foi a de que o secretário-geral socialista viajou para Madrid em voo da TAP, no final do dia de sexta-feira, para, no sábado de manhã, comparecer ao lado de Zapatero no comício de Valência.
José Sócrates quis ter Zapatero ao seu lado para o arranque da campanha para as eleições europeias, mas agora quer distância da polémica que envolve o primeiro-ministro espanhol.
O chefe de Governo e líder do PSOE está a ser contestado em Espanha por ter usado um avião militar - um Falcon 900 militar - semelhante aos usados pela Força Aérea Portuguesa para o transporte de membros do Governo - para se deslocar - a um comício do PSOE em Sevilha, no domingo.
Mas essa não foi a única vez que isso aconteceu. Na véspera, Zapatero viajou até Portugal para participar no comício de arranque da candidatura do PS ao Parlamento Europeu, em Coimbra também num Falcon das Forças Armadas espanholas.
O gabinete de imprensa do Palácio de Moncloa, sede do Governo espanhol, confirmou ao SOL que o Presidente do Governo e líder do PSOE deslocou-se a Portugal «exactamente da mesma forma como tem viajado e irá continuar a viajar», ou seja, de Falcon. Moncloa justifica o recurso a este avião «por necessidade de segurança e de comunicações».
Questionado sobre se Sócrates viajou com o seu homólogo espanhol, o gabinete de imprensa remeteu a resposta a esta questão para os assessores de José Sócrates.
SOL - 29-05-2009
. O CONCEITO DE SERVIÇO PÚB...
. ENDIVIDAMENTO PÚBLICO E P...
. A SACRALIDADE DA PESSOA H...
. 200 000
. A VERDADE PODE SER DOLORO...
. IMAGINEM
. PORTUGAL, UM PAÍS DO ABSU...
. CIVILIZAÇÃO Pré-histórica...
. UMA SOCIEDADE SEM "EXTRAV...
. O POVOADO PRÉ-HISTÓRICO D...
. AS INTRIGAS NO BURGO (Vil...
. MANHOSICES COM POLVO, POT...
. NOTA PRÉVIA DE UM LIVRO Q...