PORTUGAL ENCURRALADO
PARTE I
Ricardo Rodrigues exalta-se: "Oh, Bruno, desliga o telefone a esse gajo! Ou ele traz as listas completas e toda a documentação ou não há mais conversa! Desliga! Desliga!"
Ângelo Pereira fica a falar sozinho.
O CDS e o PPM são também incansáveis na procura de alternativas à sabotagem de Algés.
Ricardo Rodrigues, grande timoneiro, apoiado na sua pequena mas grande equipa, afirma:
"Os gajos querem-nos tramar, os gajos não vão apresentar nada, querem tramar-nos, não querem que o PSD apresente candidatos às freguesias deles. Pensam que somos totós, vão-se lixar!"
Agarra no telefone e liga para Alda Lima, a descartada Presidente da Junta de Freguesia de Algés:
"Alda, os gajos querem-nos lixar. Não vão apresentar candidatos a Algés e às outras. O nome do Prof. Elísio Gouveia para te substituir é "bluff", é treta, é mentira. Já enganaram o Tiago Cartaxo, que ia ser o candidato ao Dafundo e passaram a perna à Susana, da Jota. Fala com o nosso pessoal leal ao PSD e faz equipa para Algés. O CDS e o PPM também nos disponibilizam pessoal. Não falhes."
Na Sede continua a trabalhar-se afincadamente. O discernimento já não é o melhor. De vez em quando tem de se vir à rua apanhar ar fresco, lá dentro o calor é insuportável (se vissem as condições em que a candidatura trabalha teriam mais respeito por eles).
Madrugada dentro vão acontecendo os telefonemas, acordando a Isabel Sande e Castro, a Elisabete Mota, ambas do CDS, liga-se para a Isabel Meirelles a dar-lhe contas dos últimos detalhes, nomeadamente as alternativas para tornear a TRAIÇÃO da Secção algesense. A candidata da Coligação "MAIS OEIRAS", Isabel Meirelles decide dar uma última oportunidade a Algés:
"Ricardo, quero a Susana Santos na lista da Vereação. Ela está a ser manipulada, é boa moça, inteligente, nota-se que está a ser pressionada. Se ela aceitar, que traga a papelada para fecharmos as listas. Se até às 7 horas as listas não estiverem nas suas mãos e nas do Bruno, faça o que acordamos. 7 horas é a "dead line".
Bruno Pires liga para Susana Santos, que afirma aceitar o convite para a Vereação e compromete-se a pôr a Jota de Algés a trabalhar para a candidatura.
Susana vai confidenciar com Ângelo Pereira que, alarmado, terá ligado para Helena Lopes da Costa. Esta fica preocupada e diz ao seu peão de brega para "embalar" a Presidente da JSD.
Na Sede da "MAIS OEIRAS" alguém consegue acordar três militantes do PSD, há algum tempo afastados das lides partidárias. Postos ao corrente da situação e da TRAIÇÃO de HLC e ACP aceitam ser candidatos a Carnaxide e Queijas. Um dos elementos do "staff" sai pelas 4.30 horas, leva os termos de candidatura já preenchidos, retirados do AUDIMA, e vai ao encontro destes GRANDES MILITANTES que, sem rebuço, assinam o requerimento a solicitar a Certidão de Eleitor e o Termo de Candidatura. Trazem-se os seus cartões de eleitor e BI para serem fotocopiados. Às 5.15 horas já os documentos de identificação já lhes foram devolvidos.
DOMINGO, 16 DE AGOSTO, 6.58 horas: alguém alerta: "está a chegar um mail de Algés." Ricardo Rodrigues, extenuado grita: "Bruno, abre isso depressa, vê lá o que os gajos dizem."
A mensagem é aberta e a réstea de esperança numa possível UNIDADE esfuma-se:
"É a lista, mas em vez da Susana eles indicam o Ângelo para a Vereação. Estes tipos andam a gozar connosco. Mesmo assim, nada dizem sobre a documentação."
Bruno Pires ainda esboça uma tentativa de ligar para Ângelo Cipriano, sendo impedido pelo Director de Campanha:
"Acabou. Não ligas nada. Vou ligar à Dra. Isabel Meirelles e pô-la ao corrente."
DOMINGO, 16 DE AGOSTO, 7.10 horas: a candidata do PSD/CDS-PP/PPM é acordada (se é que dormiu) mais uma vez pelo seu Director de Campanha. Posta ao corrente da situação determina:
"Ricardo, deixamos de ser bonzinhos. Conclua as listas com as pessoas dispostas a colaborar, VAMOS APRESENTAR CANDIDATOS A TODAS AS FREGUESIAS!"
Extenuados mas cheios de "alma até Almeida" todos os envolvidos nesta árdua tarefa decidem regressar às suas casas, levando as pastas das candidaturas.
DOMINGO, 16 DE AGOSTO, 21.30 horas: está reunida a Comissão Política Distrital de Lisboa, presidida por Carlos Carreiras, para tomar posição sobre as listas de Lisboa, Sintra e Oeiras.
A Secção de Algés está em força: Helena Lopes da Costa, Ângelo Pereira, Armando Soares, Susana Santos e João Annes, entre outros.
A Secção de Oeiras está representada por Alexandre Luz, Bruno Pires e Ricardo Rodrigues.
Lá dentro, Helena Lopes da Costa tenta destruir o trabalho feito pela equipa de Ricardo Rodrigues. HLC consegue convencer alguns elementos da Distrital, mexendo nas listas e incluindo alguns militantes "seus", sem contudo apresentar a indispensável documentação (Certidão de Eleitor e Termo de Aceitação de Candidatura). A Distrital, quiçá pressionada pela Nacional, onde Helena tem grandes apoios, cede.
Com ar triunfante e com o seu maquiavélico plano na mente (não é por acaso que Helena Lopes da Costa cita constantemente Nicolau Maquiavel e a sua obra "O Príncipe") vem para a Rua da Junqueira e começa a fazer vários telefonemas. Todos os outros algesenses - Armando Soares, João Annes, Susana Santos e Ângelo Pereira - a imitam. Vê-se que estão nervosos, andam dum lado para o outro, desligam e fazem nova chamada.E continuam por vários minutos a ligar e a desligar.
São 22.45 horas quando Helena Lopes da Costa abandona o local no Toyota conduzido por João Annes, com Armando Soares atrás.
Ricardo Rodrigues observa o ambiente e chama o Bruno Pires:
"Bruno, temos de ir já para a Sede. A Helena está a preparar algo. O ar de triunfo com que saiu não me agrada nada. Ela tem alguma na manga."
Alexandre Luz fica a acompanhar a Assembleia, que se prolongaria madrugada dentro.
(continua...)
. O CONCEITO DE SERVIÇO PÚB...
. ENDIVIDAMENTO PÚBLICO E P...
. A SACRALIDADE DA PESSOA H...
. 200 000
. A VERDADE PODE SER DOLORO...
. IMAGINEM
. PORTUGAL, UM PAÍS DO ABSU...
. CIVILIZAÇÃO Pré-histórica...
. UMA SOCIEDADE SEM "EXTRAV...
. O POVOADO PRÉ-HISTÓRICO D...
. AS INTRIGAS NO BURGO (Vil...
. MANHOSICES COM POLVO, POT...
. NOTA PRÉVIA DE UM LIVRO Q...