Arroba (do árabe الربع; "ar-rub", a quarta parte) é uma antiga unidade de massa usada em Portugal e no Brasil; de massa e volume usadas na Espanha e na América Latina; e de massa do sistema imperial de medidas.
Como unidade de massa, a arroba equivale originalmente à quarta parte do quintal, isto é, 25 libras. Porém, esse valor não foi sempre o único a ser utilizado, nem as libras equivaliam. Em Espanha, a arroba equivalia a 25 libras (11,502 kg) em Castela, a 26 libras (10,4 kg) na Catalunha e a 36 libras (12,5 kg) em Aragão. Em Portugal e no Brasil equivalia a 32 arráteis, o que equivale a 14,688 kg.
Com a introdução do sistema métrico de unidades, a arroba perdeu boa parte de sua função, mas ainda não deixou de existir.
Modernamente, em Portugal (onde ainda é utilizada para pesar a cortiça) e no Brasil (onde é utilizada para pesar os porcos e o gado bovino), a arroba métrica foi arredondada para 15 kg.
Como unidade de volume usada na Espanha, a arroba é utilizada para medir líquidos. Varia também seu valor, dependendo não só das regiões, mas também do próprio líquido medido. Assim, se o líquido quantificado é azeite, a arroba equivale a 12,563 litros, enquanto se se trata de vinho, sua equivalência é a 16,133 litros.
Em informática, @ (arroba) é um símbolo tipográfico, abreviação da palavra inglesa at. Significa "em" ou "a", no sentido de endereço ou localização, ou alguma variação em contextos específicos. O significado em português assumiu o "arroba" pelo contexto mercantil.
Atualmente, é amplamente usada na informática (entre outros usos) para indicar a localização de endereços de correio eletrônico, de forma que o endereço fulano.de.tal@servidor.com
indica o utilizador fulano.de.tal
no domínio servidor.com
.
. O CONCEITO DE SERVIÇO PÚB...
. ENDIVIDAMENTO PÚBLICO E P...
. A SACRALIDADE DA PESSOA H...
. 200 000
. A VERDADE PODE SER DOLORO...
. IMAGINEM
. PORTUGAL, UM PAÍS DO ABSU...
. CIVILIZAÇÃO Pré-histórica...
. UMA SOCIEDADE SEM "EXTRAV...
. O POVOADO PRÉ-HISTÓRICO D...
. AS INTRIGAS NO BURGO (Vil...
. MANHOSICES COM POLVO, POT...
. NOTA PRÉVIA DE UM LIVRO Q...