“No ano de 2050, um terço da população portuguesa será idosa e quase um milhão de pessoas terá mais de 80 anos. A previsão é do Instituto Nacional de Estatística (INE) ”.Jornal de Notícias Já hoje este problema é calamitoso!
O rápido crescimento da população idosa “exige a mobilização e a atenção de todos os profissionais de saúde em geral, em particular na área da saúde mental”, alertou Lia Fernandes.No momento em que os idosos são chamadas a imensos sacerifícios para salvar o pouco que não foi destruído, é altura de se dimensionar e redesenhar uma autêntica, larga e eficaz rede de apoios. Claro, com os recursos existentes, dado que dinheiro não existe. Os defensores do Estadso Social acabaram com ele!
Em Portugal, existem mais de 30 mil bombeiros voluntários e cerca de 400 associações de bombeiros. As associações de bombeiros e Liga dos Bombeiros Portugueses, têm de ser encaradas, do ponto de vista político e de serviço público, como um investimento necessário ao socorro das populações, do ambiente e, particularmente, no apoio aos idosos e não como um factor de despesa pública. “Acho que o caminho não é a extinção do voluntariado, antes, o seu melhor aproveitamento. Temos que iniciar um processo de reestruturação, que é incontornável e tem que começar pelos próprios interessados”. Os bombeiros têm o carinho e admiração geral da população, tal não significa que neles tudo esteja bem. Também por motivos políticos, as associações de bombeiros são muito “acarinhados” e subsídiadas pelas câmaras, suas financiadoras, dado o seu potencial de popularidade e os bons serviços prestados à comunidade. Serão de repensar, o número de associações por concelho, através de uma maior centralização da procura e resposta, e avaliar o serviço que prestam a locais muito distantes, em ligação com os custos envolvidos e equipamentos necessários, utilizados.
Manipular os "anjos das paz" é criminoso, ajudá-los a serem mais úteis, sem aumentar muito a sua despesa, é autêntico serviço público. Quem se der ao trabalho de ler o seu "Relatório de Actividades anual, constata que tais actividades locais, não têm igual distribuição ao longo do ano. Constata ainda, que são muito poucos os serviços (fogos, cheias etc.) que prestam localmente.
Falando do apoio de que carecem os idosos, apoio de proximidade a tempo inteiro, têm todas as condições e experiência para, em parceria com a igreja e demais redes de apoio actuais, serviços de emergência, polícias etc., aumentarem à população idosa, os apoios e cuidados de que muitos milhares deles carecem, e lhes são devidos pela sociedade em que estão inseridos.
. O CONCEITO DE SERVIÇO PÚB...
. ENDIVIDAMENTO PÚBLICO E P...
. A SACRALIDADE DA PESSOA H...
. 200 000
. A VERDADE PODE SER DOLORO...
. IMAGINEM
. PORTUGAL, UM PAÍS DO ABSU...
. CIVILIZAÇÃO Pré-histórica...
. UMA SOCIEDADE SEM "EXTRAV...
. O POVOADO PRÉ-HISTÓRICO D...
. AS INTRIGAS NO BURGO (Vil...
. MANHOSICES COM POLVO, POT...
. NOTA PRÉVIA DE UM LIVRO Q...