A chamada democracia haveria de aparecer com o 25 de Abril de 1974, porém, também ela envolta num período inicial de grande instabilidade e falta de autoridade de Estado.
Com o aparecimento dos partidos algo terá mudado para melhor, mas o país estava mergulhado em tremenda crise económica.
A descolonização trouxe de volta à pátria-mãe muitos milhares de portugueses, a grande maioria, em muito precárias condições económicas e morais.
Muitos fixaram-se por estas terras, onde havia boa oferta de habitações para venda ou aluguer.
Daquelas terras que ainda falam português, vieram também milhares de naturais das antigas colónias, agravando sobremaneira as péssimas condições de vida dos bairros degradados, já existentes, onde se foram também alojar.
No país, a ordem voltou a ser cada vez mais de apertar o cinto, apesar de não serem visíveis progressos no crescimento de Portugal e, a própria democracia, talvez por ser mal orientada ou respeitada no seu ideal, coloca-nos ou mantém-nos na cauda dos países da Europa.
A Freguesia de Carnaxide chega assim a meados do século XX com uma área de 16 quilómetros quadrados, enquanto o seu concelho de Oeiras detém somente 63.
Abrange uma área limitada a sul pelo rio Tejo, nasua margem direita, de Pedrouços à Boa Viagem, daqui até ao Forte de Caxias e Estrada Militar até à Ribeira do JAMOR que contorna até uma antiga azinhaga que vai passar ao lado do cemitério da Amadora e fecha na Estrada de Sintra; pelo norte, Estrada de Sintra desde os Quatro caminhos até à auto-estrada de Lisboa-Cascais e por nascente com os bairros de Pedrouços e Restelo, da freguesia de Santa Maria de Belém.
Abrange ainda os seguintes lugares: Carnaxide (1278 habitantes); OUTORELA, Portela, Alto do Montijo e BARRONHOS (1382 habitantes); Linda-a-Velha (7196 habitantes); Algés de Cima e de Baixo (20948 habitantes); Dafundo e Cruz Quebrada (8370 habitantes); Queijas e Linda– a- Pastora (1936 habitantes), num total de 10 lugares e 41160 habitantes.
. O CONCEITO DE SERVIÇO PÚB...
. ENDIVIDAMENTO PÚBLICO E P...
. A SACRALIDADE DA PESSOA H...
. 200 000
. A VERDADE PODE SER DOLORO...
. IMAGINEM
. PORTUGAL, UM PAÍS DO ABSU...
. CIVILIZAÇÃO Pré-histórica...
. UMA SOCIEDADE SEM "EXTRAV...
. O POVOADO PRÉ-HISTÓRICO D...
. AS INTRIGAS NO BURGO (Vil...
. MANHOSICES COM POLVO, POT...
. NOTA PRÉVIA DE UM LIVRO Q...