Evidentemente há outros polos a “esmiuçar” sendo esta a razão de ser deste e de outros “posts”. A grande “família socialista” engloba toda a esquerda e extrema-esquerda, incluindo os socialistas moderados, os comunistas e os partidos revolucionários de forma geral. O maoismo e o titoísmo estão incluídos nas subfamílias stalinista, e o guevarismo, nas organizações revolucionárias guerrilheiras. O trotskismo vincula-se ao socialismo radical
Como sabemos, em 1936, por ordem de Stalin, começaram os terrivelmente famosos processos de Moscou, que resultaram em amplo expurgo no Comité Central do partido e num clima generalizado de terror. O maoismo e o titoísmo estão incluídos nas subfamílias stalinista, e o guevarismo, Este mundo do grande socialismo, sendo terrivelmente complicado, até hoje, nada trouxe ao mundo de bom e positivo para o povo, muito menos para os “apregoados trabalhadores”. Não há um exemplo para mostrar, só sabemos que o seu expoente máximo, ruiu como baralho de cartas, na última década do século XX!
Pois é senhores "marxistas", como já dizia Marx no seu clássico Critica ao Programa de Gotha, Estado e democracia não tem nada a ver com o socialismo.
Por falarmos em democracia, ainda com muito caminho para andar, convém não esquecermos as inúmeras sociedades democráticas na Europa e no mundo! A qualidade vida atingida, o respeito pelo próximo e pelos valores. A família, a obra social e por fim as imensas conquistas dos trabalhadores, nunca alcançadas em nenhum regime socialista. Hoje, mesmo em crise, convém lembrar que governos levaram alguns países à bancarrota e a uma austeridade de cariz muito benévolo quando comparada com o nível de vida dos povos da “cortina de ferro”!
O socialismo "não é alternativa" em nenhum país, lembremo-nos da Grécia, Espanha e Portugal, e devemos concluir que tal regime político cria "mais défice, mais dívidas" e "menos trabalho". Com uma história tão rica como Portugal tem, com tanta figura respeitada no mundo inteiro e com um convívio tão pacífico como teve nos quatro cantos do mundo, vamos aprender com regimes que deixaram os seus povos a mendigar até há pouco, por toda a Europa incluindo Portugal. Que vamos nós aprender com regimes tipo Hugo Chaves ou Fidel? Perguntem aos nossos emigrantes o que pensam sobre isso. Como foi possível que em Portugal um partido tipo caldeirada do socialismo, tivesse elegido 16 deputados? O caminho tem de ser outro e os portugueses não podem continuar a sonhar com “quimeras”, e devem perguntar a esses senhores socialistas, para lhes indicarem um regime no mundo, que posa ser o exemplo daquilo que querem para Portugal.
. O CONCEITO DE SERVIÇO PÚB...
. ENDIVIDAMENTO PÚBLICO E P...
. A SACRALIDADE DA PESSOA H...
. 200 000
. A VERDADE PODE SER DOLORO...
. IMAGINEM
. PORTUGAL, UM PAÍS DO ABSU...
. CIVILIZAÇÃO Pré-histórica...
. UMA SOCIEDADE SEM "EXTRAV...
. O POVOADO PRÉ-HISTÓRICO D...
. AS INTRIGAS NO BURGO (Vil...
. MANHOSICES COM POLVO, POT...
. NOTA PRÉVIA DE UM LIVRO Q...