No início de Março de 2006 o Senhor Presidente da República alertou o País para algumas preocupações suas , apontando cinco desafios cruciais para abrir caminho ao progresso de Portugal.
Eram elas, as seguintes :
1 – “Criação de condições para um crescimento mais forte da economia portuguesa.”
2 – “Qualificação dos recursos humanos.”
3 – “Criação de condições para o reforço da credibilidade e eficiência do sistema de justiça".
4 – “Sustentabilidade do sistema de segurança social. “
5 – “Credibilização do sistema político. “
Concorda-se com os 5 pontos referidos mas não com a sua ordem (a opinião que se sente é a de que a “Credibilização do Sistema Político” deveria estar em 1.º lugar) e, infelizmente, ficam de fora muitos outros importantíssimos !
Dir-se-ia mesmo que, no todo nacional, os variadíssimos aspectos que pudéssemos ou quiséssemos apontar estão todos interligados.
Diz também o Senhor Presidente da República que “a estabilidade política, não é um valor em si mesmo, nem se pode confundir com imobilismo". Totalmente de acordo, pois a maioria das vezes, ela em muito contribui para dar cobertura ao “lodaçal político, dizfarsando-o”.
Também se discorda de algumas tentativas de gente importante para a criação de um clima de optimismo e confiança no País através de intervenções públicas de “Homens de Estado” sorridentes e bem falantes, a falarem aos portugueses. Nada mais errado, a “Alma do Povo” mais cedo ou mais tarde, vai percebendo a falta de transparência dessas posturas artificiais.
O caminho só pode ser, de certo ponto de vista, o “ida ao fundo do poço”, melhor dizendo, uma análise profunda dos erros cometidos na condução do País, nas últimas décadas, sem dó nem piedade, não para arranjar bodes expiatórios, mas para que de vez erradiquemos as causas pérfidas dos nossos erros colectivos e do nosso atraso crónico. Do nosso descontentamento, também!
. O CONCEITO DE SERVIÇO PÚB...
. ENDIVIDAMENTO PÚBLICO E P...
. A SACRALIDADE DA PESSOA H...
. 200 000
. A VERDADE PODE SER DOLORO...
. IMAGINEM
. PORTUGAL, UM PAÍS DO ABSU...
. CIVILIZAÇÃO Pré-histórica...
. UMA SOCIEDADE SEM "EXTRAV...
. O POVOADO PRÉ-HISTÓRICO D...
. AS INTRIGAS NO BURGO (Vil...
. MANHOSICES COM POLVO, POT...
. NOTA PRÉVIA DE UM LIVRO Q...