Sondagem: Vital à frente de Rangel nas Eleições Europeias
Dois em cada três eleitores não votam
As eleições europeias de 7 de Junho vão ficar marcadas pela elevada abstenção. Segundo uma sondagem CM/Aximage, 68,1% dos portugueses não vão às urnas contra 31,9% de votantes. Neste universo, 38,5% dos eleitores dão o seu voto ao cabeça-de-lista do PS, Vital Moreira. Mas 52,8% consideram que o candidato socialista será o eleito.'Votar é um dever cívico e um acto de responsabilidade', disse Cavaco Silva no discurso das comemorações do 25 de Abril. Mas os portugueses, alheios ao apelo do Chefe de Estado, não deverão fugir àquilo que já se tornou uma regra na corrida às urnas para as europeias, em que a abstenção tem rondando os 60%. Dos entrevistados, dois em cada três eleitores não pensam votar na corrida ao Parlamento Europeu de 2009.
No universo de 31,9% de votantes, a intenção de voto legislativo de 38,5 % dos eleitores vai para o candidato socialista, Vital Moreira. Não muito afastado está o cabeça-de-lista do PSD, Paulo Rangel, com 32,3% de votos, seguido do BE (9,2%), do PCP (8,7%) e do CDS-PP (5,6%).
Em resposta à pergunta sobre quem julgam que irá vencer as eleições europeias, se os socialistas ou os sociais-democratas, 52,8% dos entrevistados apostaram no partido liderado por José Sócrates (PS) e 22,5% no PSD de Manuela Ferreira Leite. Há ainda 3% dos eleitores que acreditam que a vitória será de ‘outro partido’ e 24,3% que não têm opinião sobre esta matéria.
Ou seja, a maioria dos portugueses considera que haverá na corrida ao Parlamento Europeu uma clara vantagem de Vital Moreira sobre Paulo Rangel. Há que registar, porém, que esta sondagem foi efectuada poucos dias depois do 1º de Maio, Dia do Trabalhar, cujas iniciativas ficaram marcadas por insultos e agressões dirigidos ao candidato socialista, quando este participava numa iniciativa da CGTP. Desde logo, foram muitas as vozes que se levantaram para dizer que o incidente iria jogar a favor de Vital Moreira.
OUTROS DADOS
RANGEL CRITICA
Paulo Rangel defendeu ontem que PS e CDS-PP se apresentam às europeias sem propostas, enquanto PCP e BE 'não são verdadeira escolha'.
MANIFESTO ELEITORAL
Vital Moreira participa hoje na apresentação do manifesto eleitoral europeu da JS, denominado ‘Mudança para a Europa’, e que terá lugar no Cais de Vila Nova de Gaia, a partir das 16h00.
LITORAL ALENTEJANO
A candidata da CDU ao Parlamento Europeu, Ilda Figueiredo, desloca-se hoje ao Litoral Alentejano, onde estará em contacto com a população.
SONDAGEM: ELEIÇÕES EUROPEIAS
Partido que irá ganhar as eleições europeias?
PS: 52,8%
PSD: 22,5%
Outro partido: 0,3%
Sem opinião: 24,4%
INTENÇÃO DE VOTO E DE ABSTENÇÃO (Total dos inquiridos)
Votantes: 31,9%
Abstenção: 68,1%
VOTANTES (31,9% do total dos inquiridos)
PS: 38,5%
PSD: 32,3%
BE: 9,2%
PCP: 8,7%
CDS/PP: 5,6%
Outros/Brancos/Nulos: 0,7%
Indecisos: 5,0%
FICHA TÉCNICA
OBJECTIVO: Eleições Europeias 2009
UNIVERSO: Indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal com telefone fixo no lar ou possuidores de telemóvel
AMOSTRA: Aleatória e estratificada (região, habitat, sexo, idade, escolaridade, actividade e voto legislativo) e representativa do universo. Foi extraída de um subuniverso obtido de forma idêntica. A amostra contou com 600 entrevistas efectivas: 274 a homens e 326 a mulheres; 148 no Interior, 230 no Litoral Norte e 222 no Litoral Centro Sul; 164 em aldeias, 208 em vilas e 228 em cidades. A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida após reequilibragem amostral
TÉCNICA: Entrevista telefónica por CATI (Computer Assisted Telephonic Interview)
TRABALHO DE CAMPO: Decorreu entre os dias 5 a 7 de Maio de 2009, com uma taxa de resposta de 76,0%
ERRO PROBABILÍSTICO: Para o total de uma amostra aleatória simples com 600 entrevistas, o desvio-padrão máximo de uma proporção é 0,020 (ou seja, uma margem de erro - a 95% - de 4,00%)
RESPONSABILIDADE DO ESTUDO: Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direcção técnica de Jorge de Sá e João Queiroz