Reino Unido
É fartar, vilanagem !
Um mega - escândalo vem desacreditar por completo a classe política
A situação do primeiro-ministro inglês, Gordon Brown, já não era famosa mas está ainda pior, depois de se saber que também ele pagou despesas pessoais com dinheiros públicos, a coberto da lei que autoriza os deputados a pedirem reembolsos por gastos em segundas residências. Brown pagou com dinheiro dos contribuintes reparações na casa principal, na Escócia, e entregou 7 366 euros ao irmão, Andrew, para liquidação de serviços de limpeza. A lei britânica prevê ajudas aos parlamentares para manterem uma segunda residência, já que têm de estar ora em Londres ora na circunscrição que os elegeu.
O que muitos deputados fizeram foi darem sistematicamente novas moradas como segunda residência para poderem gastar do erário público em diferentes casas. Muitos chegaram a vender ou a alugar as habitações, já revalorizadas. Além disso, como no conceito de manutenção de segunda residência cabe tudo, chegaram a ser apresentadas despesas como roupa, fraldas, comida para o cão e até sacos de lixo.
A «sangria» do Daily Telegrapf, que denunciou a trapaça, não poupou ninguém - ministros, secretários de Estado e deputados dos dois maiores partidos, os trabalhistas e os conservadores.. O próprio líder dos «tories», David Cameron, usou todos os benefícios a que tinha direito, até ao limite anual de 26500 euros, apesar de não se lhe reconhecer o milagre da multiplicação das segundas residências. Gordon Brown pediu desculpa, Cameron apelou à responsabilidade dos políticos e alguns deputados dispuseram-se a devolver o dinheiro. Mas não surpreendrá se os britânicos, que costumam usar as eleições para votos de protesto, decidirem premiar a extrema-direita, a 4 de Junho.
M.R.C. - VISÃO - 14-05-2009
. O CONCEITO DE SERVIÇO PÚB...
. ENDIVIDAMENTO PÚBLICO E P...
. A SACRALIDADE DA PESSOA H...
. 200 000
. A VERDADE PODE SER DOLORO...
. IMAGINEM
. PORTUGAL, UM PAÍS DO ABSU...
. CIVILIZAÇÃO Pré-histórica...
. UMA SOCIEDADE SEM "EXTRAV...
. O POVOADO PRÉ-HISTÓRICO D...
. AS INTRIGAS NO BURGO (Vil...
. MANHOSICES COM POLVO, POT...
. NOTA PRÉVIA DE UM LIVRO Q...