por Lusa<input ... >27 Abril 2010
Portugal não está na mesma situação da Grécia, que tem um verdadeiro problema de finanças públicas, mas pode enfrentar um 'crash' devido ao fraco crescimento económico dos últimos anos, disse o economista Ricardo Reis, em entrevista à Bloomberg.
"Apesar de serem colocados no mesmo saco, o problema de Portugal é sobretudo de depressão, [porque] Portugal não cresce há 10 anos", afirmou o economista, citado pela Bloomberg, enquanto o da Grécia é "realmente um problema de finanças públicas".
"Portugal teve um problema de finanças públicas nos anos 90, mas há cerca de cinco anos foi ultrapassado", considerou, acrescentando que o foco nas finanças públicas serve para "distrair as pessoas dos problemas essenciais, que são o crescimento e a produtividade".
Para este economista, Portugal ainda passará por uma situação verdadeiramente crítica se a economia não recuperar rapidamente pela procura de produtos nacionais: "Se Portugal não começar a crescer dentro de dois a três anos, poderá acontecer um grande 'crash'", vaticinou.
"Esta crise tem pelo menos uma virtude, [que é] alertar os portugueses que a forma como viveram nos últimos 10 anos é insustentável", concluiu.
Nota: Falando de Portugal, da crise em que alguns "emigrantes" deixaram este país e da comunicação social que temos, apetece perguntar:
1 - Não seria possível reciclar alguns jornalistas e políticos, (PCP e BE) (caso das TVs), que diariamente nos massacram com questões absurdas e ridículas? Têm "temas chave" incríveis e repetitivos como disfarce da sua enorme falta de preparação! e competência, tais como as perguntas que fazem ao primeiro-ministro com frequência, exemplo:
Senhor PM porque é que não há crescimento económico? Claro, não merecem sequer uma resposta,quando Portugal não tem crescimento económico há dez anos, em tempos de constante esbanjamento, como poderia tê-lo em 3/4 meses de estrangulamento financeiro e défice profundo em que o último governo nos deixou e por tal assinou graves compromissos com a "troika"! Um mês antes Portugal não precisava de ajuda externa, na versão do ex-governo!
. O CONCEITO DE SERVIÇO PÚB...
. ENDIVIDAMENTO PÚBLICO E P...
. A SACRALIDADE DA PESSOA H...
. 200 000
. A VERDADE PODE SER DOLORO...
. IMAGINEM
. PORTUGAL, UM PAÍS DO ABSU...
. CIVILIZAÇÃO Pré-histórica...
. UMA SOCIEDADE SEM "EXTRAV...
. O POVOADO PRÉ-HISTÓRICO D...
. AS INTRIGAS NO BURGO (Vil...
. MANHOSICES COM POLVO, POT...
. NOTA PRÉVIA DE UM LIVRO Q...