António Barreto: Portugal pode deixar de existir como país |
O sociólogo António Barreto admite que Portugal deixe de existir como Estado independente dentro de algumas décadas e esteja integrado noutro modelo europeu. «É possível que Portugal, daqui a 30, 50, 100 anos não seja um país independente como é hoje», disse o investigador à agência Lusa, admitindo que o país surja integrado «numa outra Europa», com outra configuração, com outro desenho institucional e político que não tem hoje. Veja também: |
segunda-feira, 10 de Outubro de 2011 | 17:29 |
O sociólogo e ex-ministro António Barreto fez hoje duras críticas aos dirigentes que governaram Portugal nos últimos anos, acusando-os de iludir a realidade e omitir factos que contribuíram para as dificuldades em que o País se encontra.
«A verdade é que se escondeu informação e se enganou a opinião pública. A acreditar nos dirigentes nacionais, vivíamos, há quatro ou cinco anos, um confortável desafogo», afirmou o também presidente do conselho de administração da Fundação Manuel dos Santos, num discurso que fez em Lisboa.
Depois de uma situação que permitia «fazer planos de grande dimensão e enorme ambição», passou-se, «em pouco tempo, num punhado de anos», a uma «situação de iminente falência e de quase bancarrota imediata», acrescentou António Barreto na intervenção intitulada «Portugal, Que futuro?», que proferiu na Academia de Ciências durante a inauguração do 2º ano letivo do Instituto de Estudos Académicos para Seniores.
"Ainda hoje não sabemos as causas e o processo. Ainda hoje não conhecemos a origem exata dessa terrível aceleração dos défices e das dívidas", afirmou, reconhecendo que, se as "causas externas" são, "em parte, responsáveis", a maioria dos países ocidentais não está na mesma.
. O CONCEITO DE SERVIÇO PÚB...
. ENDIVIDAMENTO PÚBLICO E P...
. A SACRALIDADE DA PESSOA H...
. 200 000
. A VERDADE PODE SER DOLORO...
. IMAGINEM
. PORTUGAL, UM PAÍS DO ABSU...
. CIVILIZAÇÃO Pré-histórica...
. UMA SOCIEDADE SEM "EXTRAV...
. O POVOADO PRÉ-HISTÓRICO D...
. AS INTRIGAS NO BURGO (Vil...
. MANHOSICES COM POLVO, POT...
. NOTA PRÉVIA DE UM LIVRO Q...