E SE ACABASSE O DIA DO DIPLOMA?
O episódio recente sobre o cancelamento da distribuição dos cheques de 500 euros pelos melhores alunos das escolas secundárias e que tantas lágrimas de crocodilo provocou em tanta gente, merece análise desapaixonada.
Ao longo dos últimos anos, segui com atenção algumas sessões do Dia do Diploma. Era suposto que os pais dos alunos e os alunos premiados comparecessem na cerimónia. E era de esperar que os restantes alunos cumprissem o ritual da comparência, ouvissem os discursos, batessem palmas e trouxessem o diploma para casa.
O que tenho verificado é que não é isso que acontece.
Quando muito aparecem os pais e os alunos premidos com os 500 euros. Dos outros, não há notícia. Poucos se dão à maçada de perderem uma tarde ou uma noite para ouvirem discursos de circunstância, baterem palmas aos ganhadores, levantarem o diploma e regressarem a casa.
Na maior parte dos casos, a cerimónia está às moscas. A escola organiza um beberete, gasta umas centenas de euros, convida as forças vivas, que fazem um esforço para estar presentes, os autarcas mostram-se e saem tão rapidamente como entraram e a cerimónia esgota-se numa encenação rápida e sem significado.
Valia mais acabar com a coisa. Valha a verdade que, hoje em dia, os diplomas de pouco servem. O que serve e muito é o conhecimento e as competências que se adquiriram na escola.
Diplomas há muitos e são cada vez mais os "felizes" contemplados. Até há diplomas tipo farinha amparo. Ganham-se sem esforço. Servem para emoldurar e pouco mais.
Ah, agora me lembra, não cheguei a levantar o meu diploma de licenciatura da Reitoria da Universidade de Lisboa. Está lá desde 1978. Não me fez falta nenhuma. Só precisei do certificado. E esse fui buscá-lo quatro semanas depois de fazer a última cadeira.
ProfBlog
. O CONCEITO DE SERVIÇO PÚB...
. ENDIVIDAMENTO PÚBLICO E P...
. A SACRALIDADE DA PESSOA H...
. 200 000
. A VERDADE PODE SER DOLORO...
. IMAGINEM
. PORTUGAL, UM PAÍS DO ABSU...
. CIVILIZAÇÃO Pré-histórica...
. UMA SOCIEDADE SEM "EXTRAV...
. O POVOADO PRÉ-HISTÓRICO D...
. AS INTRIGAS NO BURGO (Vil...
. MANHOSICES COM POLVO, POT...
. NOTA PRÉVIA DE UM LIVRO Q...