Energia eléctrica a partir de energia nuclear
Para se obter energia eléctrica a partir da energia nuclear é necessário que haja a fissão de um átomo, geralmente de urânio-235, neste processo ocorrerá a quebra do núcleo atómico, que se dará com libertação de grande quantidade de energia, da ordem de 1010J de energia libertada por mol de urânio quebrado. A reacção de quebra do urânio pode ser controlada ou não, caso não seja, a energia produzida poderá ser utilizada em bombas atómicas caso ela seja controlada, poderá ser utilizada de maneira benéfica, como na produção de energia eléctrica.
A grande quantidade de energia produzida na reacção de quebra do urânio será utilizada para aquecer um caldeirão que gerará vapor. Este vapor será induzido a passar por um sistema de turbinas, que serão as responsáveis por fazer girar um gerador, que por sua vez produzirá energia eléctrica através da indução magnética, ou seja, do movimento de um imã, que fará aparecer uma corrente eléctrica no sistema. A produção de energia eléctrica a partir de quedas d'água ou de fissão nuclear controlada produz a mesma energia eléctrica.
A energia eléctrica produzida a partir de energia nuclear não é radioactiva e é igual à energia produzida em hidroeléctricas, podendo ser utilizada para os mesmos
. O CONCEITO DE SERVIÇO PÚB...
. ENDIVIDAMENTO PÚBLICO E P...
. A SACRALIDADE DA PESSOA H...
. 200 000
. A VERDADE PODE SER DOLORO...
. IMAGINEM
. PORTUGAL, UM PAÍS DO ABSU...
. CIVILIZAÇÃO Pré-histórica...
. UMA SOCIEDADE SEM "EXTRAV...
. O POVOADO PRÉ-HISTÓRICO D...
. AS INTRIGAS NO BURGO (Vil...
. MANHOSICES COM POLVO, POT...
. NOTA PRÉVIA DE UM LIVRO Q...