PROPRIEDADES:
O Feno Grego é uma planta silvestre da família das polipodiáceas e a sua aplicação terapêutica remonta à Antiguidade. Crê-se oriunda da Ásia, florescendo na Primavera. Possui geralmente 1 a 2 palmos de altura, de caules erectos, lisos e arredondados, que se ramificam um pouco. As suas folhas são pecioladas e as flores apresentam uma cor branca amarelada. O fruto forma uma prolongada bainha, sendo as suas sementes de formato ovóide e extremamente ricas em mucilagem. O Feno Grego é uma planta tónica e um excelente reconstituinte geral do organismo, no âmbito físico e mental. Contêm na sua composição hexoses (que por hidrólise origina 50% de manose), 0.13% de alcalóide inócuo (trigonelina), 0,05% de colina (substância resinosa muito amarga), quantidades variáveis de óleo volátil, saponina, fosfatos, vitaminas A, B1, B2, C e pode atingir até 27% de proteínas. Utiliza-se como reconstituinte orgânico dada a sua riqueza proteica. Dadas as suas propriedades faz aumentar o apetite, funciona em estados de debilidade do organismo, estimula o funcionamento de todas as glândulas endócrinas e actua em casos de doenças do coração. Reconhece-se também actividade em termos digestivos, laxantes, afrodisíacos (estimulando as funções genéticas do homem) e como adjuvante no combate ao hemorroidal.
É uma erva verde e macia, semelhante ao trevo, e a sua semente é muito utilizada na cozinha indiana, porque o seu sabor amargo e aromático se mistura bem com as outras especiarias. As folhas sabem a noz, com gosto de caril. Pode-se usar também em carnes e em pickles.
INDICAÇÕES:
O Feno Grego está indicado em situações de falta de apetite, apatia física e mental. Como tratamento complementar indica-se nos casos de hemorroidal, fissuras anais, problemas digestivos, desmotivação sexual e estados de ansiedade ou irritação.
. O CONCEITO DE SERVIÇO PÚB...
. ENDIVIDAMENTO PÚBLICO E P...
. A SACRALIDADE DA PESSOA H...
. 200 000
. A VERDADE PODE SER DOLORO...
. IMAGINEM
. PORTUGAL, UM PAÍS DO ABSU...
. CIVILIZAÇÃO Pré-histórica...
. UMA SOCIEDADE SEM "EXTRAV...
. O POVOADO PRÉ-HISTÓRICO D...
. AS INTRIGAS NO BURGO (Vil...
. MANHOSICES COM POLVO, POT...
. NOTA PRÉVIA DE UM LIVRO Q...