Tal como, acrescente-se, ainda mais dificilmente votariam contra ou se absteriam nessa mesma moção - porque seriam olhados, pelas suas bases de apoio, como os salvadores de um Governo que tanto têm atacado.
Esta semana, ficaram a saber-se dois outros dados políticos relevantes para o futuro de José Sócrates e para a inevitável mudança, a curto prazo, do ciclo de governação. Primeiro, que o PCP já admite, abertamente e sem rodeios, votar a favor de uma moção de censura colocada pela direita contra o Governo e contra Sócrates: «Nós, em nenhuma circunstância, votaremos a favor da sustentação e do prolongamento desta política e daquele que a executa», avisou, cristalino, Jerónimo de Sousa.
Segundo dado novo: que o PSD, apesar do ineditismo de que se revesteria o facto, está cada vez mais disponível e mobilizado para votar favoravelmente - só depende do timing... - uma eventual moção de censura lançada pelos comunistas no Parlamento.
Ou seja, passa, pois, a existir a maioria necessária para fazer cair o Governo de Sócrates, juntando-se os 102 deputados de PSD e CDS aos 15 do PCP.
O PCP quer encostar ainda mais à parede (e ao Governo) um Bloco de Esquerda que saiu fragilizado da candidatura presidencial alegrista. E, para tal, quer legislativas antecipadas, onde o BE pode perder muitos votos e deputados, passando de novo para um lugar atrás dos comunistas.
O PSD precisa de aproveitar as poucas oportunidades que lhe podem surgir no horizonte próximo (o OE para 2012, a entrada do FMI ou uma moção de censura do PCP) para conseguir derrubar o Governo e o seu encastrado primeiro-ministro.
José Sócrates não aprecia, como é óbvio, estes novos cenários político-eleitorais que se abriram. E reage epidermicamente só de ouvir falar de qualquer moção de censura: «Eu vejo para aí um discurso político absolutamente lamentável». Lamentável - na sua perspectiva, claro. Mas a cada dia mais inevitável.
. O CONCEITO DE SERVIÇO PÚB...
. ENDIVIDAMENTO PÚBLICO E P...
. A SACRALIDADE DA PESSOA H...
. 200 000
. A VERDADE PODE SER DOLORO...
. IMAGINEM
. PORTUGAL, UM PAÍS DO ABSU...
. CIVILIZAÇÃO Pré-histórica...
. UMA SOCIEDADE SEM "EXTRAV...
. O POVOADO PRÉ-HISTÓRICO D...
. AS INTRIGAS NO BURGO (Vil...
. MANHOSICES COM POLVO, POT...
. NOTA PRÉVIA DE UM LIVRO Q...