Em meu entender, um passo novo e muito grave foi dado pelo Estado na sequência do referendo sobre o aborto, em que a proposta de legalização do aborto gratuito a pedido foi derrotada. Este passo consistiu na introdução de um programa central , uno e indivisível de educação sexual nas escolas. Como já referi, considero esse programa uma gravíssima manifestação de engenharia social autoritária. Trata-se de um típico programa de «Homem Novo», contrário à maior parte das convicções da maior parte das famílias. Nele se defende que todos os comportamentos sexuais são igualmente válidos e dignos de adopção. O único constrangimento colocado à promiscuidade sexual é o da segurança. Este é, aliás, o mesmo princípio explicitamente adptado pelas campanhas sexuais do Ministério da Saúde, pagas pelo dinheiro dos contribuintes. Julgo que aqui chegamos ao culminar do paradoxo de que falei no início: em nome da liberdade, um grupo central de especialistas quer impor às famílias um código de valores que contraria flagrantemente os valores livremente assumidos por grande parte das famílias. É perante esta situação que urge tomar medidas sensatas para evitar que, mais tarde, venha a ocorrer um choque radical entre as famílias e os especialistas. Essas medidas devem visar reequlibrar o sistema do nosso ensino. dado que ele está desequilibrado para o lado do Estado, as reformas devem reequilibrá-lo para o lado das famílias. Não se trata de combater ou de privatizar as escolas estatais. Trata-se de as descentralizar, de lhes permitir que adoptem diferentes projectos educativos e de as submeter em seguida às escolhas das famílias. Para isto ser possível, é ainda indispensável consolidar e reforçar a divulgação dos resultados obtidos pelas escolas - para que as famílias os conheçam e possam escolher em conformidade.
João Carlos Espada
. O CONCEITO DE SERVIÇO PÚB...
. ENDIVIDAMENTO PÚBLICO E P...
. A SACRALIDADE DA PESSOA H...
. 200 000
. A VERDADE PODE SER DOLORO...
. IMAGINEM
. PORTUGAL, UM PAÍS DO ABSU...
. CIVILIZAÇÃO Pré-histórica...
. UMA SOCIEDADE SEM "EXTRAV...
. O POVOADO PRÉ-HISTÓRICO D...
. AS INTRIGAS NO BURGO (Vil...
. MANHOSICES COM POLVO, POT...
. NOTA PRÉVIA DE UM LIVRO Q...