José António Lima
Eleições em que viu o seu adversário ser reeleito logo à 1.ª volta e com uma percentagem reforçada de votos.
Face a este cenário de descalabro político, Sócrates lançou mão daquela que se tornou, por estes dias, a sua maior especialidade: uma acção de contra-propaganda nos media. Logo na noite eleitoral, o líder do PS nem sequer corou ao tentar colar-se à vitória de Cavaco Silva, dizendo tratar-se do triunfo «da estabilidade e da continuidade», como se o seu Governo tivesse acabado de ir a votos. A seguir, foi o ministro Silva Pereira quem pediu uma entrevista para tentar condicionar o Presidente reeleito, sublinhando o seu discurso «de ressen- timento em relação aos adversários» e a questão das pensões e do salário de Cavaco Silva, além de assegurar que «a eleição presidencial não fomentou» a abertura de «um novo ciclo político». Depois, entre vários outros arautos socialistas que encheram peças de jornais e televisões com a mesma cantilena, apareceu Eduardo Cabrita a falar da «tímida reeleição presidencial que veio moderar os ânimos da direita» e assim dar alento a Sócrates que «voltou a ter espaço para liderar a iniciativa política». Uma análise delirante...
É O MUNDO de pernas para o ar, visto das janelas de S. Bento e do Largo do Rato. Nesta sua ânsia de moldar e distorcer a realidade de acordo com os seus desejos e conveniências, o PS perdeu a noção dos limites. E do ridículo.
Nem todo o PS, reconheça-se. António Vitorino, por exemplo, mantém os pés assentes na terra. E veio alertar as hostes socialistas: «A ideia de que, do ponto de vista sociológico, a esquerda é maioritária em Portugal ficou posta em causa pela segunda vez consecutiva em eleições presidenciais». Sócrates e a sua central de contra-propaganda juram precisamente o contrário. Que Cavaco Silva quase perdeu. E que foram eles que quase ganharam.
jal@sol.pt
. O CONCEITO DE SERVIÇO PÚB...
. ENDIVIDAMENTO PÚBLICO E P...
. A SACRALIDADE DA PESSOA H...
. 200 000
. A VERDADE PODE SER DOLORO...
. IMAGINEM
. PORTUGAL, UM PAÍS DO ABSU...
. CIVILIZAÇÃO Pré-histórica...
. UMA SOCIEDADE SEM "EXTRAV...
. O POVOADO PRÉ-HISTÓRICO D...
. AS INTRIGAS NO BURGO (Vil...
. MANHOSICES COM POLVO, POT...
. NOTA PRÉVIA DE UM LIVRO Q...