NUM PAÍS, NO QUAL TODA A GENTE ANDA MEIO ANO A TRABALHAR SÓ PARA O ESTADO E AS EMPRESAS PRIVADAS QUE O SUPORTAM, DEIXARAM DE SER COMPETITIVAS POR FORÇA POR FORÇA DE TAMANHA CARGA FISCAL, ENTRANDO EM SISTEMÁTICA FALÊNCIA, AQUILO QUE ESTE GOVERNO APRESENTA É SEMPRE MAIS ESTADO! ESTADO PATRÃO!
SÓCRATES DIZ QUE A EDUCAÇÃO DO ESTADO É O GRANDE PROJECTO PARA PORTUGAL
O primeiro-ministro, José Sócrates, disse hoje em Braga que «o grande projecto» para Portugal é a aposta na educação, «porque é o investimento mais importante na afirmação de um país». «Aqui está o grande projecto nacional. Esta época vai ficar marcada pela aposta na educação», afirmou José Sócrates a propósito do projecto de modernização das escolas secundárias.
As ideologias são, em meu entender, o que de mais fascinante podemos abraçar na nossa vida. Contudo, são também uma arma que nas mãos de gente oportunista e demagoga, de pouca formação moral, se torna extremamente perigosa.
Esta demagogia é altamente intoxicante para o povo, ele sabe-o e aproveita-se, mas também para os líderes de opinião ao serviço do “Sistema”. Uma dessas tristes “fazedoras de opinião”, escreve hoje: “ O Estado só pode financiar estabelecimentos para os quais não há alternativa. A obrigatoriedade do ensino serve para garantir um serviço público”. Seria muito útil para os eleitores portugueses, que esta privilegiada (?), explicasse, sem rodeios, que significa, “serviço público”, para ela. Com a restante caterva de dados errados que apresenta, nem vale a pena perder tempo.
Aquilo que toda a gente sabe, é que num país que está a entrar em recessão, com uma elevada pressão fiscal, qualquer derrapagem na execução orçamental provocará uma tempestade nos mercados. Como a saída do euro não é uma solução viável, novas medidas de austeridade ameaçam Portugal. Uma qualquer pessoa percebe, que é ridículo pensar ser o montante entregue às escolas com associação ao Ministério da Educação, para alunos pobres ou remediados, a solução para os gravíssimos problemas orçamentais do país. Assim, a solução é cumprir a “Constituição da República Portuguesa” no seu artigo 43.º Liberdade de aprender e ensinar – 1. É garantida a liberdade de aprender e ensinar - 2. O Estado não pode atribuir-se o direito de programar a educação e a cultura segundo quaisquer directrizes filosóficas, estéticas, políticas, ideológicas e religiosas.
Estamos falados, e assim, o que tem de acontecer é o Estado estipular um montante igual para todas as escolas, mas em que as ditas públicas terão de pagar as reformas dos seus funcionários, a segurança social,todos os impostos (IVA, IRS, RCI etc.) e o custo/manutenção das suas instalações. Transporte dos alunos também!
Muita coisa mudaria se se cumprisse a constituição. Até a vergonha de andar a pedir dinheiro no estrangeiro a juros especulativos!
Por último dou razão à “fazedora de opinião” do CM, quando diz: “Não para apascentar negócios”, talvez seja útil ir proceder a uma análise às contas da Parque - Escolar, ou pedir um parecer ao Tribunal de Contas!
Tirar partido do atraso e do estado de necessidade das pessoas, como, frequentemente, vejo responsáveis políticos e profissionais da comunicação fazerem através do mais infame recurso ao populismo, à meia-verdade e à crítica fácil, só contribui para mais afastamento da realidade e, portanto, para uma menor capacidade de leitura dos fenómenos sociais por parte do povo que todos dizem respeitar.
A educação é, por excelência, a arma contra o atraso, defendendo eu, inclusive há muito, a criação de uma importante disciplina que, no ensino obrigatório, versasse o interesse colectivo e o comportamento cívico. O povo português perdeu os seus valores básicos de cidadão, com o serviço público de que fala! Não será com mais ESCOLAS NOVAS, que o irá readquirir. Entretanto, muita gente se vai aproveitando deste fascínio pelo investimento público e o país vai caindo na miséria e o Estado Social vai desaparecendo, até o dito serviço público. O “Grande Projecto” é o retorno aos valores, começando com o exemplo a vir de cima.
António Reis Luz
. O CONCEITO DE SERVIÇO PÚB...
. ENDIVIDAMENTO PÚBLICO E P...
. A SACRALIDADE DA PESSOA H...
. 200 000
. A VERDADE PODE SER DOLORO...
. IMAGINEM
. PORTUGAL, UM PAÍS DO ABSU...
. CIVILIZAÇÃO Pré-histórica...
. UMA SOCIEDADE SEM "EXTRAV...
. O POVOADO PRÉ-HISTÓRICO D...
. AS INTRIGAS NO BURGO (Vil...
. MANHOSICES COM POLVO, POT...
. NOTA PRÉVIA DE UM LIVRO Q...