É IMPERIOSO PRIVATIZAR TODO O ENSINO
Nem os oráculos podem antecipar o que vai acontecer ao nosso país nos próximos 3 anos. Mas há uma verdade incontornável: não há dinheiro para alimentar o sistema de ensino centralizado tal como foi desenhado nos últimos 20 anos. Cada aluno que frequenta as escolas do Estado custa cerca de 5500 euros por ano. Cada aluno que frequenta os colégios privados custa apenas 3500 euros por ano.
Os colégios privados oferecem mais segurança, ambientes educativos mais saudáveis, lideranças mais fortes e resultados nos exames mais elevados.
Os rankings - os esquerdistas não gostam de rankings mas eles fazem parte da vida - estão aí para mostrar as vantagens do ensino privado: no ano passado, nenhuma escola estatal integrou a lista do top10 e apenas uma conseguiu colocar-se no top20. Cada ano que passa, as escolas públicas são empurradas para o fim da lista.
O monopólio estatal sobre as escolas é a mãe de todos os problemas. É por isso que, por mais dinheiro que se lance sobre as escolas, não há forma de melhorar o serviço que elas prestam.
O Plano Tecnológico da Educação e a construção de centenas de centros escolares luxuosos, mais os transportes vão fazer disparar o aumento da despesa com a conservação e manutenção dos edifícios escolares. O que a Parque Escolar e o Plano Tecnológico da Educação estão a criar é uma bomba ao retardador.
O país está bloqueado na espiral de aumento de impostos e da despesa. Poucos são os que ainda confiam na capacidade de Portugal inverter esta situação. Uma coisa é certa: em breve não haverá dinheiro para pagar o despesismo, luxo e má governação. Quando esse dia chegar, os socialistas vão prestar contas ao país. Não há mentiras nem imprensa amiga que lhes valham.
As escolas não públicas, recebem muito menos mas geram grandes receitas para o Estado! IVA – IRS – IRC – Pagam as Reformas do seu pessoal (Trabalhadores e Patrões) – Pagam o aluguer das suas escolas – Pagam a sua manutenção e, recebendo menos do Estado, têm lucros para investir em equipamentos, actividades caras para os alunos (pobres), piscinas, pavilhões etc. Nas escolas ditas públicas, é tudo pago pelos impostos dos portugueses! É ridículo ouvir a ministra invejando tudo isto, quando no seu reino da despesa, os resultados são medíocres e o esbanjamento é assombroso.
. O CONCEITO DE SERVIÇO PÚB...
. ENDIVIDAMENTO PÚBLICO E P...
. A SACRALIDADE DA PESSOA H...
. 200 000
. A VERDADE PODE SER DOLORO...
. IMAGINEM
. PORTUGAL, UM PAÍS DO ABSU...
. CIVILIZAÇÃO Pré-histórica...
. UMA SOCIEDADE SEM "EXTRAV...
. O POVOADO PRÉ-HISTÓRICO D...
. AS INTRIGAS NO BURGO (Vil...
. MANHOSICES COM POLVO, POT...
. NOTA PRÉVIA DE UM LIVRO Q...