Qualquer político que saia de um partido e assuma o comando do seu país, é sempre um político impreparado, desde que não tenha no seu currículo, desempenho de outras funções que envolvam, finanças, gestão de empresas, liderança em projectos de economia etc.. A vida dentro do partido é muito limitada e pauta-se pelo atropelo, o golpe político, a intriga e os "conluios aberrantes entre grupos". No caso de Sócrates estas coisas pioram por razões óbvias do seu temperamento, cultura, formas de obtenção de resultados, deslumbramento, maus recursos linguísticos etc.. A verborreia é outra coisa.
É o que eu penso e não tenho de pedir desulpa por isso. Um cidadão tem de pensar assim, quando os destinos do seu país mexem com o seu próprio destino e da sua família.
Claro que Sócrates podia e devia ter mudado o modelo de desenvolvimento que vinha dos anos 90, mais concretamente de 95. Infelizmente não mudou e até o agravou, e muito! Ao massacrar até há meses atrás os portugueses com os créditos do investimento público, percebe-se que nada entendia daquilo que eram os graves problemas de Portugal. Agravou o défice com evitáveis PPP (parcerias público-privadas) para os portugueses pagarem por muitos e bons anos! Claro que estes investimentos deveriam ter entrado no orçamento de Estado e não terem sido escamoteados como dívida escondida (desorçamentação). Depois, atacou o défice de 6,3% (?) com aumento de impostos e com isso prejudicou a economia que tanto precisava de uma nova política. Também os portugueses foram prejudicados com impostos e mais impostos. Não fez as reformas que deveria ter feito, de facto teve todas as condições para as fazer. Naquelas que tentou fazer, foi desastrado e virou os trabalhadores contra o Governo. Quando entrou nas farturas para ganhar eleições mostrou do que é capaz para não largar o poder! Aumentar 2,9% a Função Pública para um ano depois fazer cortes escandalosos nesses mesmos trabalhadores! Perante a crise internacional e a crise nacional, fez tudo ao contrário, e em tempo errado. A nossa crise é muito pior que a raiz comum da crise internacional. Por tudo aquilo que se disse e muito daquilo que não foi dito, Sócrates está a mais no Governo. Curiosamente está grudado nele e sem perceber o mal que fez a este país e ao seu povo! Portugal perdeu toda a credibilidade internacional que tinha conquistado.
António Reis Luz
. O CONCEITO DE SERVIÇO PÚB...
. ENDIVIDAMENTO PÚBLICO E P...
. A SACRALIDADE DA PESSOA H...
. 200 000
. A VERDADE PODE SER DOLORO...
. IMAGINEM
. PORTUGAL, UM PAÍS DO ABSU...
. CIVILIZAÇÃO Pré-histórica...
. UMA SOCIEDADE SEM "EXTRAV...
. O POVOADO PRÉ-HISTÓRICO D...
. AS INTRIGAS NO BURGO (Vil...
. MANHOSICES COM POLVO, POT...
. NOTA PRÉVIA DE UM LIVRO Q...