Dia a dia
Portugal vai entrar na pior fase do último século. Sabe--se que a recessão virá inevitavelmente em 2011, mas não se consegue adivinhar quando acabará nem quando atingirá o fundo.
Portugal vai entrar na pior fase do último século. Sabe-se que a recessão virá inevitavelmente em 2011, mas não se consegue adivinhar quando acabará nem quando atingirá o fundo. É uma espécie de buraco negro que dizimará dezenas de milhares de postos de trabalho, hipotecará o futuro das gerações mais novas e ameaçará a reforma tranquila a que as gerações mais velhas legitimamente aspiravam. Portugal vai ficar mais pobre e o mercado vai encolher. Os melhores quadros vão emigrar. Esta nova recessão que se segue a uma década desperdiçada tem muitos culpados. E não foi só por incompetência e por inércia que o País chegou a este Estado. A corrupção explica muitas das más decisões. Toda a corrupção é paga pelos cidadãos, quer através do serviço público de menor qualidade e mais caro, quer através do pagamento de impostos – que acabam por pagar a derrapagem das obras, o criminoso desordenamento do território ou as negociatas como as do caso BPN. Com ética e bom senso, poderíamos viver melhor e evitar essa trágica recessão que se avizinha.
É inacreditável um país onde são cometidas burlas de milhões, que geralmente acabam por ficar impunes, sacrificar algumas dezenas de euros de abono que fazem a diferença numa família de trabalhadores. Mas como escreveu Eduardo Guerra Carneiro, "isto anda tudo ligado".
. O CONCEITO DE SERVIÇO PÚB...
. ENDIVIDAMENTO PÚBLICO E P...
. A SACRALIDADE DA PESSOA H...
. 200 000
. A VERDADE PODE SER DOLORO...
. IMAGINEM
. PORTUGAL, UM PAÍS DO ABSU...
. CIVILIZAÇÃO Pré-histórica...
. UMA SOCIEDADE SEM "EXTRAV...
. O POVOADO PRÉ-HISTÓRICO D...
. AS INTRIGAS NO BURGO (Vil...
. MANHOSICES COM POLVO, POT...
. NOTA PRÉVIA DE UM LIVRO Q...