PELA MÃO DE MUITOS CÚMPLICES estamos politicamente situados entre CUBA e HUGO CHAVEZ. Exactamente, entre o socialismo arcaico e o comunismo. Em termos de economia e até de liberdade (não anarquia) é esse o lugar que ocupamos e por isso atingimos o cume, ou seja, o descalabro total deste país. Infelizmente até já fomos ultrapassados pelos verdadeiros socialistas, como a seguir se percebe:
O CAPITALISMO DE CASTRO
( ... )
Na semana passada, uma declaração de Fidel arrasou corações quando declarou que o modelo cubano estava esgotado. Dias depois, o irmão - que lhe sucedeu no lugar de timoneiro - anunciou o despedimento de 500 mil trabalhadores estatais até Março de 2011 e que igual número terá o mesmo destino até 2013. De uma penada, um milhão de trabalhadores terá que passar a safar-se segundo o sistema capitalista.
O desfecho desta história é mais ou menos previsível, mas só quando as medidas entrarem em vigor é que se perceberá a extensão das mesmas. Numa época em que o capitalismo selvagem é posto em causa, não deixa de ser irónico que um dos últimos bastiões do socialismo anuncie a sua morte. O sonho está a virar pesadelo para todos os fãs de Fidel. Aqueles que tiveram oportunidade de conhecer a vida na ilha sabiam perfeitamente que era um modelo sem futuro. Onde faltava quase tudo, além desse bem tão importante que é a liberdade. Os romanos, perdão, capitalistas estão à porta da ilha.
Vitor Rainho
. O CONCEITO DE SERVIÇO PÚB...
. ENDIVIDAMENTO PÚBLICO E P...
. A SACRALIDADE DA PESSOA H...
. 200 000
. A VERDADE PODE SER DOLORO...
. IMAGINEM
. PORTUGAL, UM PAÍS DO ABSU...
. CIVILIZAÇÃO Pré-histórica...
. UMA SOCIEDADE SEM "EXTRAV...
. O POVOADO PRÉ-HISTÓRICO D...
. AS INTRIGAS NO BURGO (Vil...
. MANHOSICES COM POLVO, POT...
. NOTA PRÉVIA DE UM LIVRO Q...