Educação: Menino repete palavras, erros e postura da ministra
Rodrigo Tomas LaLaLa’ é o nome que assina o vídeo caseiro. O rapaz, com cerca de dez anos, assume que se inspirou na mensagem da ministra da Educação, também em vídeo. "Venho desejar um bom ano lectivo a todos", começa por dizer Rodrigo, repetindo textualmente as palavras de Isabel Alçada, com a mesma entoação.
"Como sabem, o dia tem 24 horas", avança Rodrigo no discurso, ao reproduzir uma das frases da ministra que foram alvo de críticas e de gozo. A criança repete os conselhos da ministra, sem rir e nem sair do alinhamento das notas que, percebe-se, tem em cima da mesa. "Temos que tomar o pequeno-almoço, temos que dedicar uma boa parte do dia ao estudo mas também estar com os amigos, ir ao cinema, ao futebol", segue a mensagem.
Na imagem, o aluno está aparentemente sozinho, numa sala, mas logo no início da gravação vê--se que alguém está sentado no canto do sofá. Depois, apenas se vislumbra uma mão, que não se percebe se é de adulto ou de uma outra criança. Não se ouve outras vozes. Apenas a criança a debitar de forma quase perfeita as palavras da ministra. O jovem imita a colocação de voz, as pausas, os sorrisos, as expressões e os tiques da ministra Isabel Alçada.
O Correio da Manhã tentou obter mais informação sobre o jovem estudante, mas não obteve qualquer resposta.
O vídeo foi colocado anteontem à noite no site YouTube e já circula da rede social Facebook.
. O CONCEITO DE SERVIÇO PÚB...
. ENDIVIDAMENTO PÚBLICO E P...
. A SACRALIDADE DA PESSOA H...
. 200 000
. A VERDADE PODE SER DOLORO...
. IMAGINEM
. PORTUGAL, UM PAÍS DO ABSU...
. CIVILIZAÇÃO Pré-histórica...
. UMA SOCIEDADE SEM "EXTRAV...
. O POVOADO PRÉ-HISTÓRICO D...
. AS INTRIGAS NO BURGO (Vil...
. MANHOSICES COM POLVO, POT...
. NOTA PRÉVIA DE UM LIVRO Q...