Marques Mendes considerou esta quinta-feira que «é inaceitável a todos os títulos» o aumento de impostos, que alega ter sido defendido hoje pelo Governo, e assumiu mesmo que até sabe dizer que impostos vão aumentar.
Marques Mendes afirmou que foi «clarinho o ministro das Finanças hoje a dizer que tem que haver um aumento de impostos para o próximo ano», disse. O comentador da TVI diz ainda que sabe quais impostos que o Governo vai aumentar. «Até lhe sei dizer que impostos. É o aumento de impostos de dois pontos percentuais no IVA. O Governo quer aumentar novamente o IVA».
O social-democrata considerou que «hoje foi o dia de uma degradação política muito significativa», afirmou e disse ainda ter tirado três conclusões. Em primeiro, acredita que «o Governo está muito aflito e provavelmente a levar o país para o desastre. Em segundo lugar, o Governo quis hoje abrir um clima pré-eleitoral e em terceiro lugar que o Governo denunciou hoje de uma forma muito clara qual é a estratégia para o próximo Orçamento de Estado: aumentar impostos e provavelmente aumentar o IVA».
O ex-líder do PSD defendeu ainda que «o Governo está aflito». O «grande momento» em que o Governo mostrou que estava aflito foi «hoje à tarde com o ministro das Finanças no Parlamento». Marques Mendes considerou que a intervenção de Teixeira dos Santos foi de «anedota». «Ver o ministro das Finanças a responsabilizar, a culpar o PSD pela situação dos mercados, pela subida dos juros da dívida, isto é de anedota. Então o PSD que é oposição é que governa?», questionou, considerando que o ministro está «de cabeça perdida» e mostra «que não é capaz».
O social-democrata ataca ainda a actuação socialista desta quinta-feira ao usar «dois truques muito baixos». «O primeiro truque foi vir divulgar publicamente conversas privadas havidas entre o primeiro-ministro e o líder do PSD. Eu nunca vi uma coisa destas. (...) O segundo truque foi ainda as negociações estão a começar e já dizem: não vai haver Orçamento e a culpa é do PSD».
. O CONCEITO DE SERVIÇO PÚB...
. ENDIVIDAMENTO PÚBLICO E P...
. A SACRALIDADE DA PESSOA H...
. 200 000
. A VERDADE PODE SER DOLORO...
. IMAGINEM
. PORTUGAL, UM PAÍS DO ABSU...
. CIVILIZAÇÃO Pré-histórica...
. UMA SOCIEDADE SEM "EXTRAV...
. O POVOADO PRÉ-HISTÓRICO D...
. AS INTRIGAS NO BURGO (Vil...
. MANHOSICES COM POLVO, POT...
. NOTA PRÉVIA DE UM LIVRO Q...